Fatores associados à saúde mental de alunos do internato interprofissional de enfrentamento à COVID-19

um estudo transversal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-6108.2023.1.44899

Palavras-chave:

internato, COVID-19, saúde mental, educação interprofissional

Resumo

Objetivo: analisar os fatores associados a sintomas ansiosos e depressivos de alunos do internato interprofissional da Santa Casa de Belo Horizonte. Analisou-se também a autopercepção de aprendizagem e satisfação. Método: estudo transversal no qual analisou-se os fatores associados a sintomas ansiosos e depressivos estimados pelo Transtorno de Ansiedade Generalizada (GAD-7) e pelo Questionário de Saúde do Paciente (PHQ-9) em alunos de um internato interprofissional de enfrentamento à COVID-19. Ao final do internato, analisou-se a percepção do alcance dos objetivos de aprendizagem e a experiência do aluno utilizando Net Promoter Score (NPS). Resultado: entre os 92 alunos analisados, 22 (23,9%) apresentaram escores elevados para sintomas ansiosos e 26 (28,3%) para sintomas depressivos. A frequência de sintomas ansiosos foi maior entre alunos de farmácia quando comparados aos de medicina ou enfermagem (42,9%, 28,9%, 9,7%, respectivamente, p=0,035). Sintomas ansiosos foram menos frequentes entre alunos que sempre tiveram acesso a equipamento de proteção individual (EPI) quando comparados aos demais (17,7% vs. 36,7%; p=0,046). Alunos que tiveram sintomas de COVID-19, quando comparados aos demais, apresentaram maior frequência de sintomas ansiosos (44,1% vs. 12,1%; p=0,001) e depressivos (41,2% vs. 20,7%; p=0,035). O atendimento a pacientes com COVID-19 não esteve associado a sintomas depressivos nem ansiosos. Observou-se alto nível de percepção do alcance dos objetivos de aprendizagem, maior entre estudantes de enfermagem. O escore geral do NPS foi de 70, com maior frequência de promotores entre alunos de enfermagem (90%), quando comparados aos de farmácia (67%) e medicina (62%). Conclusão: sintomas ansiosos estiveram associados à categoria profissional, acesso a EPI e história prévia de sintomas de COVID-19. A percepção do alcance de objetivos propostos foi elevada e o escore NPS foi satisfatório, com maior proporção de promotores na enfermagem.

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Biografia do Autor

Mario Madureira, Faculdade Santa Casa BH (FSSCBH), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Mestre em medicina pela Faculdade Santa Casa BH, em Belo Horizonte, MG, Brasil; médico pela Fundação Universidade do Rio Grande (FURG), em Rio Grande, RS, Brasil. Professor da pós-graduação lato sensu e graduação da Faculdade Santa Casa BH (FSSCBH), em Belo Horizonte, MG, Brasil.

Alexandre Sampaio Moura, Faculdade Santa Casa BH (FSSCBH), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Doutor em doenças infecciosas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, MG, Brasil; médico pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, MG, Brasil. Professor da pós-graduação stricto sensu da Faculdade Santa Casa BH (FSSCBH), em Belo Horizonte, MG, Brasil.

Rosa Malena, Faculdade Santa Casa BH (FSSCBH), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Doutora, mestre e especialista em Hematologia e Especialista em Educação para Profissões de Saúde. Professora Associada da FMUFMG em Belo Horizonte, MG, Brasil. Diretora Acadêmica de Ensino e Pesquisa e da Faculdade Santa Casa BH (FSSCBH), em Belo Horizonte, MG, Brasil.

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Publicado

2024-01-02

Como Citar

Madureira, M., Moura, A. S., & Malena, R. (2024). Fatores associados à saúde mental de alunos do internato interprofissional de enfrentamento à COVID-19: um estudo transversal. Scientia Medica, 33(1), e44899. https://doi.org/10.15448/1980-6108.2023.1.44899

Edição

Seção

Educação em Ciências da Saúde

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