Aquisição de habilidades em cirurgia videolaparoscópica por residentes em cirurgia geral após treinamento em um simulador de alta fidelidade
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-6108.2018.1.28944Palavras-chave:
treinamento por simulação, laparoscopia, internato e residência, educação médica.Resumo
OBJETIVOS: Observar a aquisição de habilidades em cirurgia videolaparoscópica em um grupo de residentes de cirurgia geral após o treinamento em simulador de alta fidelidade.
MÉTODOS: Série de casos com abordagem qualitativa, descritiva e aplicada. Os participantes foram residentes de cirurgia geral que já haviam cursado o módulo de técnicas cirúrgicas e realizado o treinamento em um simulador de videolaparoscopia de alta fidelidade. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário semiestruturado aplicado aos residentes após o treinamento e de entrevistas com os preceptores cirurgiões, gravadas entre um ano e um ano e meio após o treinamento, quando os residentes já estavam realizando o procedimento em pacientes reais.
RESULTADOS: De acordo com os critérios de inclusão, foram analisadas as respostas de sete residentes de cirurgia geral. Após o treinamento em simulador os residentes relataram adquirir habilidades em procedimentos videolaparoscópicos. Dois dos residentes entrevistados mencionaram que tiveram dificuldades na execução das tarefas devido à alta sensibilidade exigida pelo simulador em alguns procedimentos. A metodologia dos "seis passos", utilizada durante o treinamento no simulador, foi bem aceita pelos residentes. Foi apontada a importância da presença de um tutor durante o uso do simulador. Os preceptores de cirurgia videolaparoscópica relataram que as habilidades adquiridas pelos residentes após o treinamento no simulador de alta fidelidade foram transferidas para o mesmo procedimento em pacientes reais.
CONCLUSÕES: O presente estudo permite concluir que, de acordo com a percepção técnica e críticas dos residentes e dos preceptores do programa de residência médica em cirurgia geral, o treinamento padronizado utilizando o simulador de cirurgia videolaparoscópica de alta fidelidade mostrou-se eficiente para aquisição de habilidades por esse grupo de residentes, inclusive em posteriores procedimentos cirúrgicos em pacientes reais.
Downloads
Referências
Brandão CF, Collares CF, Marin HF. A simulação realística como ferramenta educacional para estudantes de medicina. Sci Med. 2014;24(2):187-92. https://doi.org/10.15448/1980-6108.2014.2.16189
Quilici AP, Abrão KC, Timerman S, Gutierrez F. Simulação clínica: do conceito à aplicabilidade. 1ª ed. São Paulo: Atheneu; 2012.
Brandão CF, Cecilio-Fernandes D, Collares CF, Fernandes GL, Marin HF. Tradução e retrotradução do instrumento de avaliação do trabalho em equipe TeamSTEPPS® para uso no ensino por simulação no Brasil. Sci Med. 2016;26(4): ID24622. https://doi.org/10.15448/1980-6108.2016.4.24622
Buzink S, Fingerhut A, Hanna G, Jakimowicz J, Radonak J, Soltes M. Laparoscopic Surgical Skills programme: preliminary evaluation of Grade I Level 1 courses by trainees. Wideochir Inne Tech Malo Inwazyjne. 2012;7(3):188-92. https://doi.org/10.5114/wiitm.2011.28895
Figert PL, Park AE, Schwartz RW, Witzke DB. Transfer of training in acquiring laparoscopic skills. J Am Coll Surg. 2001;193(5):533-7. https://doi.org/10.1016/S1072-7515(01)01069-9
Melo MAC. Questões relacionadas à Aprendizagem Motora na Videocirurgia. Rev Bras Videocir. 2007;5(2):79-89.
Soper N, Fried G. The fundamentals of laparoscopic surgery: Its time has come. Bull Am Coll Surg. 2008;93(9):30-2.
Okrainec A., Fried GM, Soper NJ, Swanstrom LL. Trends and results of the first 5 years of Fundamentals of Laparoscopic Surgery (FLS) certification testing. Surg Endosc. 2011;25(4):1192-8. https://doi.org/10.1007/s00464-010-1343-0
Sanino, GEC. O uso da simulação em enfermagem no curso técnico de enfermagem. JHI. 2012;4:148-51.
Faarvang K, Lisbeth RC. A six-step approach to teaching physical examination. Medical Education. 2006;40:475. https://doi.org/10.1111/j.1365-2929.2006.02461.x
Bath J, Lawrence PF. Twelve tips for developing and implementing an effective surgical simulation programme. Medical Teacher. 2012;34:192-7. https://doi.org/10.3109/0142159X.2011.588974
Pandey VA, Black SA, Lazaris AM, Allenberg JR, Eckstein HH, Hagmüller GW, Largiader J, Wolfe JH. European Vascular Workshop Pontresina. Do workshop improved the technical skill of vascular surgical trainees? Eur J Vasc Endocasc Surg. 2005;30(4):441-7. https://doi.org/10.1016/j.ejvs.2005.02.057
Bath J, Lawrence P, Chandra A, O'Connell J, Uitdehaage S, Jimenez JC, Davis G, Hiatt J. Standardization is superior to traditional methods of teaching open vascular simulation. J Vasc Surg. 2010;53(1):229-34. https://doi.org/10.1016/j.jvs.2010.07.064
MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 2ª ed. São Paulo: Hucitec; 1993.
Olabuenaga JIR, Ispizua MA. La descodificacion de la vida cotidiana: metodos de investigacion cualitativa. 1ª ed. Bilbao: Universidad de Deusto; 1989.
Seymour NE, Gallagher AG, Roman SA, O Brien MK, Pansal VK, Andersen SK, Satava RM. Virtual reality training improves operating theatre performance: Results of a randomized, double-blinded study. Am J Surg. 2002;236:458-64.
Ahlberg G, Enochsson L, Gallagher AG, Hedman L, Hogman C, McClusky DA 3rd, Ramel S, Smith CD, Arvidsson D. Proficiency-based virtual reality training significantly reduces the error rate for trainees during their first 10 laparoscopic chlecystectomies. Am J Surg. 2007;193(6);797-804. https://doi.org/10.1016/j.amjsurg.2006.06.050
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Scientia Medica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Scientia Medica como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.