Avaliação Funcional de Idosos

Autores

  • Daniel Marcolin Hospital São Lucas da PUCRS
  • Rodolfo Herberto Schneider
  • Roberta Rigo Dalacorte PUCRS

Palavras-chave:

idosos, avaliação funcional, atividades de vida diária

Resumo

Objetivos: avaliar a ocorrência de incapacidade funcional em pacientes idosos e identificar suas relações com as atividades da vida diária. Métodos: foram avaliados pacientes com 60 anos de idade ou mais, que participam do programa do ambulatório de Geriatria de um hospital escola, para detecção de alterações visuais, perda de audição, disfunção de braços e pernas, incontinência urinária, desnutrição, déficits cognitivos, depressão, incapacidades nas atividades da vida diária e atividades instrumentais de vida diária, durante o período de janeiro a junho de 2007. Resultados: dos 148 pacientes entrevistados, cuja média de idade era de 77,5±8,2 anos, 105 (70,9%) eram mulheres, 136 (91,9%) de raça branca, 31 (20,9%) tinham incontinência urinária, 20 (13,5%) apresentavam déficit cognitivo, 71 (47,9) eram desnutridos, 30 (20,3%) tinham sintomas de depressão, em 31 (20,9%) havia prejuízo visual, em 25 (16,9%) havia prejuízo auditivo, 14 (9,5%) apresentavam limitações em braços, 48 (32,5%) apresentavam limitações em pernas e 25 (16,9%) tinham incapacidades nas atividades da vida diária. Foi encontrada significância estatística na associação de prejuízos auditivos e cognitivos, incontinência urinária e prejuízos de braços e pernas, com as incapacidades nas atividades da vida diária. Conclusões: é importante reconhecer incapacidades funcionais que geram prejuízos na autonomia dos pacientes idosos, porque as mesmas podem interferir nas atividades da vida diária. DESCRITORES: AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE DE TRABALHO; AVALIAÇÃO GERIÁTRICA; ATIVIDADES COTIDIANAS; IDOSO.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Marcolin, Hospital São Lucas da PUCRS

Residente de Geriatria do Hospital São Lucas da PUCRS

Rodolfo Herberto Schneider

Graduação em Medicina pela PUCRS (1990), mestrado em Medicina e Ciências da Saúde. pela PUCRS (1997), doutorado em Medicina e Ciências da Saúde. pela PUCRS (2003), aperfeicoamento em Desintometria Clínica pela Sociedade Brasileira de Densitometria Clínica (1996). Professor adjunto da PUCRS. Diretor do Instituto de Geriatria da PUCRS. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da PUCRS. Revisor da Scientia Medica (PUCRS).

Roberta Rigo Dalacorte, PUCRS

Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Santa Maria (1996), especialização em Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa pela Sociedade Médica de Acupuntura do Rio Grande do Sul (2003), mestrado em Clínica Médica pela Universidade de São Paulo (2002), residencia médica pela Universidade de São Paulo (1999 a 2001. Preceptora da Residência Médica de Geriatria da Hospital São Lucas da PUCRS e Coordenadora Técnica do Curso de Pós-graduação em Acupuntura da PUCRS.

Publicado

2008-04-01

Como Citar

Marcolin, D., Schneider, R. H., & Dalacorte, R. R. (2008). Avaliação Funcional de Idosos. Scientia Medica, 18(1), 4–9. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/scientiamedica/article/view/2090

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)