Uso da Escala de Depressão Geriátrica de Yesavage para avaliar a prevalência de depressão em idosos hospitalizados

Autores

  • Juliane Felipe Ferrari
  • Roberta Rigo Dalacorte

Palavras-chave:

Depressão, idosos

Resumo

Objetivos: Avaliar a prevalência de depressão em idosos internados em um hospital terciário, através da aplicação da Escala de Depressão Geriátrica de Yesavage em versão reduzida (GDS-15). Métodos: Estudo transversal, para o qual foi realizada uma amostragem consecutiva, de conveniência, onde foram incluídos pacientes acima de 60 anos, internados no Serviço de Geriatria do Hospital São Lucas da PUCRS, durante o período de novembro de 2005 a julho de 2006. Todos os pacientes foram submetidos à aplicação de três escalas: GDS-15, Mini-Exame do Estado Mental (MMSE) e Escala de Katz das Atividades da Vida Diária. Resultados: Dos 50 pacientes estudados 16 eram do sexo masculino e 34 do sexo feminino, a maioria encontrava-se na faixa etária de 80 anos ou mais, eram solteiros, separados ou viúvos. Conforme pontuação no GDS-15, 23 (46%) indivíduos estudados apresentaram depressão. ezenove pacientes (38%) referiram tristeza como sintoma objetivo e 39 (78%) apresentavam as Atividades da Vida Diária plenas. A correlação entre o MMSE e o escore GDS-15 foi inversa e significativa. Conclusões: Podemos observar com este trabalho a alta prevalência de depressão e sua influência em todos os aspectos da vida do idoso. DESCRITORES: DEPRESSÃO; ESCALAS; IDOSO; PACIENTES INTERNADOS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliane Felipe Ferrari

Médica Geriatra - Residência em Geriatria na PUC/RS e Titulada pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia e Associação Médica Brasileira.

Roberta Rigo Dalacorte

Médica Internista e Geriatra pela USP Especialista em Acupuntura pela Sociedade Médica Brasileira de Acupuntura (SMBA) e Associação Médica Brasileira (AMB) Mestre em Clínica Médica pela USP Doutora em Medicina pela PUCRS (12/2007)

Como Citar

Ferrari, J. F., & Dalacorte, R. R. (2007). Uso da Escala de Depressão Geriátrica de Yesavage para avaliar a prevalência de depressão em idosos hospitalizados. Scientia Medica, 17(1), 3–8. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/scientiamedica/article/view/1597

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)