Incapacidade funcional e idosos: um desafio para os profissionais de saúde

Autores

  • Gislaine Bonardi PUCRS
  • VValdemarina Bidone Azevedo e Souza PUCRS
  • João Feliz Duarte de Moraes PUCRS

Palavras-chave:

incapacidade funcional, declínio funcional, envelhecimento

Resumo

Objetivo: apresentar e avaliar os conhecimentos atuais sobre incapacidade funcional e idosos. Fonte de dados: compilações de artigos científicos originais e de revisão, em revistas indexadas no PubMed, Capes e na Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Síntese dos dados: ao invés de processos agudos que evoluem para cura ou óbito, são predominantes nos idosos as doenças crônico-degenerativas e suas complicações. Freqüentemente elas se sobrepõem, sendo a presença de multipatologias e plurimorbidades uma característica importante nos idosos, resultando em um declínio de múltiplos sistemas fisiológicos e levando à vulnerabilidade e à temível dependência funcional. Conclusões: a saúde não é mais medida pela presença ou não de doenças, e sim pelo grau de preservação da capacidade funcional. O declínio do estado fisiológico e psicológico, prevalente nos idosos, resulta na dificuldade de manter a homeostasia corporal em face à exacerbação das doenças crônicodegenerativas. Um dos desafios dos profissionais de saúde é aprender a trabalhar de forma interacional e integrada na prevenção e tratamento da incapacidade funcional em idosos. DESCRITORES: EXPECTATIVA DE VIDA ATIVA; IDOSO; ENVELHECIMENTO; EQUIPE DE ASSISTÊNCIA AO PACIENTE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gislaine Bonardi, PUCRS

Doutoranda do Curso de Pós-graduação Gerontologia Biomédica do Instituto de Geriatria e Gerontologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS)

VValdemarina Bidone Azevedo e Souza, PUCRS

Coordenadora do Curso de Pós-graduação Gerontologia Biomédica do Instituto de Geriatria e Gerontologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS)

João Feliz Duarte de Moraes, PUCRS

Coordenador do Departamento de Estatística da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS)

Publicado

2007-09-27

Como Citar

Bonardi, G., Azevedo e Souza, V. B., & Moraes, J. F. D. de. (2007). Incapacidade funcional e idosos: um desafio para os profissionais de saúde. Scientia Medica, 17(3), 145–155. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/scientiamedica/article/view/1647

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)