A simulação realística como ferramenta educacional para estudantes de medicina
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-6108.2014.2.16189Palavras-chave:
SIMULAÇÃO DE PACIENTE, ESTUDANTES DE MEDICINA, ENSINO/métodos, SIMULAÇÃO REALÍSTICAResumo
OBJETIVOS: A simulação realística faz parte de uma nova possibilidade de ensino que engloba não somente as habilidades técnicas, mas o gerenciamento de crises, liderança, trabalho em equipe e raciocínio clínico que não reflitam prejuízos ao paciente real. O objetivo deste trabalho foi realizar revisão de literatura sobre a utilização da simulação realística, enfatizando a graduação médica e seus aspectos mais relevantes e atuais. FONTE DE DADOS: Foram consultadas as bases de dados PubMed e LILACS, aplicando-se os descritores patient simulation, students, medical e teaching/methods, considerando artigos de revisão publicados nos últimos três anos. Utilizando leitura flutuante dos resumos com a análise de conteúdo e dados registrados, foram encontrados 101 trabalhos de acordo com o propósito desta revisão. SÍNTESE DOS DADOS: Os artigos relatam a importância e auxílio da tecnologia em agregar melhorias ao ensino médico. A segurança do paciente foi descrita como fator decisivo na implementação da simulação realística nas instituições de ensino mundiais. Diversas especialidades foram citadas nos artigos, além de diversos procedimentos específicos e aspectos de exame físico padronizado. Percebe-se interesse em estudar as possíveis formas de avaliar estudantes através dessa ferramenta. As habilidades em comunicação, liderança, tomada de decisão, trabalho em equipe e relacionamento médico/paciente aparecem nesta revisão como o maior benefício de informação aos estudantes. CONCLUSÕES: Embora a simulação realística esteja em franco crescimento e valorizada como importante recurso na formação, novos estudos precisam ser realizados e divulgados para fornecer evidências e mensurações concretas e efetivas dessa ferramenta educacional.Downloads
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Publicado
2014-05-17
Como Citar
Brandão, C. S., Collares, C. F., & Marin, H. F. (2014). A simulação realística como ferramenta educacional para estudantes de medicina. Scientia Medica, 24(2), 187–192. https://doi.org/10.15448/1980-6108.2014.2.16189
Edição
Seção
Educação em Ciências da Saúde
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