Síndrome de Burnout: diferenças segundo níveis de ensino

Autores

  • Mary Sandra Carlotto ULBRA

Palavras-chave:

Síndrome de Burnout, professores, níveis de ensino.

Resumo

A Síndrome de Burnout é o resultado do estresse crônico que é típico do cotidiano do trabalho, principalmente quando neste existe excessiva pressão, conflitos, poucas recompensas emocionais e reconhecimento. O estudo objetivou avaliar a relação entre a Síndrome de Burnout, níveis de ensino e variáveis laborais. A amostra do estudo constituiu-se de 171 professores de Porto Alegre e região metropolitana, 34 do ensino infantil, 48 do ensino fundamental, 31 do ensino médio e 58 de ensino universitário. Resultado obtido através de Análise de Variância identificou que professores de ensino infantil apresentam menores níveis de exaustão emocional e despersonalização em relação aos demais níveis de ensino. O ensino médio apresenta maior índice de despersonalização que o nível infantil e universitário. Com relação à realização profissional, todos os níveis diferem entre si, sendo o mais elevado o de ensino infantil, seguido pelo fundamental e universitário, sendo o menor índice apresentado pelo ensino médio. Variáveis laborais avaliadas através de correlação de Pearson associaram-se de forma diferenciadas nos grupos de ensino infantil e médio. Níveis de ensino fundamental e universitário não apresentaram associação com as variáveis laborais investigadas. Resultados sugerem ações diferenciadas de acordo com os níveis de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mary Sandra Carlotto, ULBRA

Psicóloga; Mestre em Saúde Coletiva (ULBRA-RS); Doutora em Psicologia Social (USC/ES); Professora e Pesquisadora do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Psicologia do Curso de Psicologia e do PPG em Saúde Coletiva - ULBRA/Canoas.

Downloads

Publicado

2010-10-06

Como Citar

Carlotto, M. S. (2010). Síndrome de Burnout: diferenças segundo níveis de ensino. Psico, 41(4). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/4881

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)