Relação entre habilidades cognitivas de processamento visual e inteligência fluida com o desempenho em aritmética

Autores

  • Tatiana Pontrelli Mecca Centro Universitário Fieo
  • Natália Martins Dias Centro Universitário Fieo
  • Alessandra Gotuzo Seabra Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Tatiana Abrão Jana Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Elizeu Coutinho de Macedo Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2016.1.18924

Palavras-chave:

Inteligência, Raciocínio indutivo, Discriminação visual, Processamento numérico, Cálculo.

Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar a relação entre habilidades cognitivas de processamento visual e inteligência fluida, avaliadas pela Leiter-R, e desempenho em aritmética de estudantes do Ensino Fundamental I. Foram avaliadas 51 crianças entre 7 e 8 anos de idade (52,94% meninos e 47,06% meninas), pertencentes ao 2º e 3º ano de escolas pública e privada. Correlações positivas, significativas e de magnitude moderada foram observadas entre os subtestes de Analogias e Sequências com habilidades de processamento numérico e cálculo da Prova de Aritmética. Ambos explicaram 25% da variância em aritmética. Ao analisar os dados separadamente por tipo de escola, resultados semelhantes foram verificados para escola particular, porém poucas correlações foram observadas com crianças de escola pública. Os achados corroboram a literatura no que tange às relações entre habilidades cognitivas e desempenho em aritmética, ressaltando a importância do tipo de escola como variável a ser considerada nestes estudos.

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Biografia do Autor

Tatiana Pontrelli Mecca, Centro Universitário Fieo

Psicóloga. Mestre e Doutora em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Educacional da Unifieo

Natália Martins Dias, Centro Universitário Fieo

Psicóloga. Mestre, Doutora e pós doutorada em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Educacional da Unifieo

Alessandra Gotuzo Seabra, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Psicóloga. Mestre, Doutora e pós doutorada em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo. Docente do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Tatiana Abrão Jana, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Graduanda do curso de Psicologia. Iniciação Científica. Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Elizeu Coutinho de Macedo, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Psicólogo. Mestre, Doutor em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo. Docente do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

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Publicado

2016-01-26

Como Citar

Mecca, T. P., Dias, N. M., Seabra, A. G., Jana, T. A., & Macedo, E. C. de. (2016). Relação entre habilidades cognitivas de processamento visual e inteligência fluida com o desempenho em aritmética. Psico, 47(1), 35–45. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2016.1.18924

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