Medical students attitudes towards the “more doctors” reveals favouring ingroup

Authors

  • Clarissa Maria Dubeux Lopes Barros Universidade Federal da Paraíba http://orcid.org/0000-0003-4790-8203
  • Ana Raquel Rosas Torres Universidade Federal da Paraíba
  • Cicero Roberto Pereira Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2017.1.23871

Keywords:

Social identity, Prejudice, Ingroup bias, “Mais Médicos” Program.

Abstract

People are motivated to privilege its own group with material and symbolical resources. We proceeded to analyze how this phenomenon is present in medical student’s attitude about More Doctors program. We have tried the hypothesis that their reaction against doctors from other countries is motivated by in-group fostering, and that this effect is overpowered by the prejudice motivated by the doctor’s nacionalities. The research was made with 259 medical students placed at random according the origins of the doctors that will be assigned (Cuban vs. Spanish, Portuguese vs. Brazilian). The students show us who they approve it. Studies prove it that the students approve only Brazilian doctors on the job, and are against of doctors that are from other countries. In the panels we talked about those kinds of attitudes about the program More Doctors as indicators of social tensions underlying the resources distributions socially valued and motivated by identity bias.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Clarissa Maria Dubeux Lopes Barros, Universidade Federal da Paraíba

Possui Graduação em Psicologia, Especialização e Mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Doutora em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Realizou estágio doutoral no Instituto de Ciências Sociais - Universidade de Lisboa. Tem experiência na área de Psicologia, atuando especialmente nos seguintes temas: Preconceito e Discriminação; Imigração; Saúde e Cultura; Psicanálise.

Ana Raquel Rosas Torres, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Psicologia (1988), mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Universidade Federal da Paraíba (1992), doutorado em Psicologia pela University of Kent at Canterbury (Grã-Bretanha, 1996) e pós-doutorado em Psicologia Social pela Université de Provence (França, 2006). Foi professora titular da Pontifícia Universidade Católica de Goiás entre 1997-2009. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal da Paraíba, lecionando na graduação em Psicologia e no mestrado e doutorado em Psicologia Social. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Processos Grupais e de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: preconceito e discriminação, identidade social e psicologia social do trabalho. Tem também experiência na área de saúde e meio ambiente.

Departamento de Pós Graduação em Psicologia Social da Universidade Federal da Paraíba

Cicero Roberto Pereira, Universidade Federal da Paraíba

Cicero Roberto Pereira estudou na Escola Estadual de Patos (CEPA), formou-se em Psicologia e obteve mestrado em Psicologia Social na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutorou-se em Psicologia Social pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) com uma tese sobre a relação entre o preconceito e a discriminação em contextos anti-preconceito. Desenvolveu estudos pós-doutorais no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Tem centrado a sua atividade docente na formação de recursos humanos altamente qualificados. Atualmente Coordena o Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência como líder de grupos de investigação nacionais e internacionais e na coordenação de projetos de pesquisa financiados por por meio de processos altamente competitivos. Inaugurou uma linha de pesquisa que é referência internacional no domínio das relações sociais racializadas, especificamente no estudo do papel da legitimação das diversas formas de discriminação em diferentes contextos normativos. É bolsista de produtividade em pesquisa (PQ) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

References

Associação Médica Brasileira (2015, 05 maio). Motivação do Mais Médicos: enviar dinheiro a Cuba. Disponível em: http://amb.org.br/noticias/motivacao-do-mais-medicos-enviar-dinheiro-a-cuba/

Bruin, J. (2006). Newtest: command to compute new test. UCLA: Statistical Consulting Group. http://www.ats.ucla.edu/stat/stata/ado/analysis/

Campbell, D. T. (1965). Ethnocentric and other altruistic motives. In D. Levine (Ed.). Nebraska symposium on motivation (pp. 283-301). Lincoln: University of Nebraska Press.

Conselho Federal de Psicologia (2000). Resolução CFP nº 016/2000 (2014, 22 de maio). Disponível em: http://www.crpsp.org.br/portal/orientacao/resolucoes_cfp/fr_cfp_016-00.aspx.

Conselho Nacional de Saúde (2016). Resolução nº 510, de 07 de abril de 2016 (2016, 27 de agosto). Disponível em: http://www.conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf.

Conselho Nacional de Saúde (2012). Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. (2014, 22 de maio). Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf.

Coser, L. A. (1956). The function of social conflict. Glenco, IL: Free Press.

Costa-Lopes, R., Dovidio, J. F., Pereira, C. R., Jost, J. T. (2013). Social psychological perspectives on the legitimation of social inequality: past, present and future (Special issue introduction). European Journal of Social Psychology, 43(4), 229-237. https://doi.org/10.1002/ejsp.1966

Dovidio, J. & Gaertner, S. (2010). Intergroup Bias. Handbook of Social Psychology. 3:III:29. https://doi. org/10.1002/9780470561119.socpsy002029

Global Health Workforce Alliance & World Health Organization (2013). (2016, 18 de Setembro). A universal truth: no health without a workforce. Disponível em: http://www.who.int/workforcealliance/knowledge/resources/GHWAa_

universal_truth_report.pdf.

Lei nº 12.871, de 22 de outubro de 2013. Institui o Programa Mais Médicos, altera as Leis n. 8.745, de 9 de dezembro de 1993, e n. 6.932, de 7 de julho de 1981, e dá outras providências. Diário Oficial da União. Seção 1.

LeVine,R. A. & Campbell, D. T. (1972). Ethnocentrism: Theories of conflict, ethnic attitudes, and group behavior. New York: John Wiley & Sons.

Lima-Nunes, Aline, Pereira, C. R., Correia, I. (2013). Justice seems not to be for all: exploring the scope of justice. In-Mind Magazine, 17, 1-6.

Mais Médicos ampliou o acesso a medicamento. Rede Observatório do Programa Mais Médicos (2015, 04 ago.). Disponivel em: https://www.observatoriomaismedicos.org.br/.

McGarty, C. (2001). Social Identity theory does not maintain that identification produces bias, and self-categorization theory does not maintain that salience is identification: two comments on Mummendey, Klink and Brown. British Journal of Social Psychology, 40, 173-176. https://doi.org/10.1348/014466601164777

Medida Provisória 621, de 8 de julho de 2013. Institui o Programa Mais Médicos e dá outras providências. Diário Oficial da União. Seção 1.

Ministério da Saúde (2014). PortalBrasil. Disponível em: www.brasil.gov.br.

Ministério da Saúde (2015). PortalBrasil. Disponível em: www.brasil.gov.br.

Mummendy, A. Klink, A., & Brown, R. (2001). Nationalism and patriotism: National identification and out-group rejection. British Journal of Social Psychology (2001), 40, 159-172. https://doi.org/10.1348/014466601164740

Pellegrini, M. (2015, 04 Agosto). Mais Médicos recebe nota 9 de usuários diz pesquisa. Carta Capital. Disponivel em: http://www.cartacapital.com.br/saude/mais-medicos-recebe-nota-9-de-usuarios-diz-pesquisa-3701.html.

Pereira, C., Vala, J., & Costa-Lopes, R. (2010). From Prejudice to Discrimination: The Legitimizing Role of Perceived Threat Indiscrimination Against Immigrants. European Journal of Social Psychology, 40, 1231-1250. https://doi.org/10.1002/ejsp.718

Pereira, C. R., França, D., Torres, A. R., Lima, M. E., & Pereira, M. E. (2015). Emoções na formação e no desenvolvimento dos preconceitos. In S. Gondim, E. Loiola (Eds.). Emoções, aprendizagem e comportamento social (pp. 127-162). São Paulo: Casa do Psicólogo. ISBN 978-85-8040-597-2.

Pettigrew, T. & Meertens R. W. (1995). Subtle and blatant prejudice in Western Europe. European Journal of Social Psychology, 25, 57-75. http://dx.doi.org/10.1002/ejsp. 2420250106

Portaria Interministerial nº 1.369/MS/MEC, de 8 de julho de 2013. Dispõe sobre a implementação do Projeto Mais Médicos para o Brasil. Diário Oficial da União. Seção 2.

Ribeiro, J. (2013). Migração de profissionais de saúde – Desperdício ou reconhecimento de qualificações? In Araujo, E., Fontes, M., & Bento, S. (Orgs.). Para um debate sobre mobilidade de fuga de cérebros. Portugal: Cecs.

Sherif, M., Hervey, J. O., White, J., Hood, W., & Sherif, E. (1961). The robbers cave experiment: Inter-group conflict and cooperation. Middletown: University Press.

Sherif, M. (1967). Group Conflict and Cooperation: Their Social Psychology. London: Routledge e Kegan Paul.

Souza, L. E. C., Pereira, C. R., Camino, L., Lima, T. J. S., & Torres, A. R. R. (2016). The legitimizing role of accent on discrimination against immigrants. European Journal of Social Psychology (Print). https://doi.org/10.1002/ejsp.2216

Stephan, W. G. & Stephan, C. W. (2002). An integrated threat theory of prejudice. In S. Oskamp (Ed.). Reducing prejudice and discrimination (pp. 23-45). Mahwah, N.J.: Psychology Press.

Tajfel, H., Billig, M., Bundy, R. P., & Flament, C. (1971). Social categorisation and intergroup behaviour. European Journal of Social Psychology, 1, 149-178. https://doi.org/10.1002/ejsp.2420010202

Tajfel, H. & Turner, J. C. (1979). An integrative theory of intergroup conflict. In Zn W. G. Austin e S. Worchel (Eds.). The social psychology of intergroup relations. Monterey, Ca: Brooks/Cole.

Torres, C. V. & Neiva, E. R. (2011). Psicologia Social no Brasil: Uma introdução. In C. V. Torres & E. R. Neiva (Eds.). Psicologia Social: Principais temas e vertentes (pp. 31-57). Porto Alegre: Artmed.

Vala, J., Pereira, C. R., Lima, M., & Leyens, J.-P. (2012). Intergroup time bias and racialized social relations. Personality and Social Psychology Bulletin, 38(4), 491-504. https://doi.org/10.1177/0146167211429746

Published

2017-03-30

How to Cite

Barros, C. M. D. L., Torres, A. R. R., & Pereira, C. R. (2017). Medical students attitudes towards the “more doctors” reveals favouring ingroup. Psico, 48(1), 12–20. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2017.1.23871

Issue

Section

Articles

Most read articles by the same author(s)