What Pre-School Teachers Say about Aggression among Children

Authors

  • Carolina Duarte de Souza UFSC
  • Mauro Luis Vieira UFSC
  • Maria Aparecida Crepaldi UFSC

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2015.1.16772

Keywords:

Aggression, Preschool teachers, Preschool age children.

Abstract

Aggression in childhood is a recurring complaint at psychological clinics. This quantitative and qualitative study investigated how 26 teachers characterize and deal with aggression among peers of preschoolers. Data from the Preschool Social Behavior Scale of 50 children were submitted to statistical analyses, while those from the Interviews about Aggression in Preschoolers with 23 educators went through categorical thematic content analysis. They characterized the children as hardly aggressive and socially competent, indicating a negative correlation between pro-social behavior and peer acceptance of children with aggression. The educators considered aggression deriving from socialization difficulties and “hitting someone” as behavior indicative of aggression. For the teachers, the children mainly reacted to the aggressive acts by hitting back, and the main intervention was talking to the child who practices the aggression. In conclusion, among the teachers, aggression is generally understood as a lack of social skill that requires intervention.

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Author Biographies

Carolina Duarte de Souza, UFSC

Graduada e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2006 e 2012), com especialização em Terapia Relacional Sistêmica pelo Familiare Instituto Sistêmico (2010) e Especialista em Psicologia clínica pelo CFP. Atuou como psicóloga escolar e clínica, e como supervisora local de estágio em uma ONG. Atendeu em clínica particular a famílias, adolescentes e adultos de 2008 a 2010. Foi psicóloga pediátrica da Prefeitura Municipal de Cerro Largo entre 2011 e 2013. Foi docente do curso de Psicologia da Faculdade Três de Maio - SETREM, entre 2011 e 2013; e coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Psicologia da SETREM em 2013.Iniciou o doutorado no corrente ano em Desenvolvimento Psicológico e Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSC com bolsa da CAPES.

Mauro Luis Vieira, UFSC

Faço parte do quadro docente do Departamento de Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Obtive o título de Mestre (1991) e Doutor (1995) em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo. Fiz pós-doutorado na Dalhousie University em Halifax (Canadá) em 1999. Desenvolvi duas pesquisas nessa instituição sobre cuidados parentais e desenvolvimento de filhotes em uma espécie de roedor biparental, o Camundongo da Califórnia. Em dezembro de 2003 criei o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento Infantil (NEPeDI). O referido núcleo, que reúne professores do Departamento de Psicologia, alunos de graduação e pós-graduação, tem como objetivo desenvolver pesquisas na área de cuidados parentais, desenvolvimento infantil e saúde. O referencial teórico-metodológico é a Psicologia Evolucionista. No entanto, são desenvolvidos projetos interdisciplinares com pesquisadores de outras abordagens teóricas. Os projetos atualmente desenvolvidos se referem ao estudo das concepções de pais e mães sobre o desenvolvimento infantil e sobre a importância da brincadeira para o desenvolvimento integral da criança. Estuda-se também como ocorre a interação entre pais (mãe e pai, quando for o caso) e as crianças. Trabalho na linha de pesquisa Saúde, Família e Desenvolvimento Psicológico do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFSC. Minha atuação está mais centrada na orientação de trabalhos de pesquisa que envolva a relação entre valores, crenças e práticas de pais e mães e o desenvolvimento infantil. Eu e meus alunos investigamos também aspectos da interação criança-criança com ênfase na brincadeira.

Maria Aparecida Crepaldi, UFSC

Professora Associada IV da Universidade Federal de Santa Catarina. Graduada em Psicologia pela Universidade de São Paulo - USP, com especialização em Psicologia Clínica Infantil pelo Hospital das Clínicas da FMRP-USP, e em Terapia Familiar e de Casal pelo Instituto de Terapia Familiar de São Paulo - ITF e Association Parisiènne de Recherche et Thérapie Familiale - APRTF, França. Título de especialista em Psicologia Clínica e e Psicologia Hospitalar (CFP), Mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela PUC-RJ, Doutorado em Saúde Mental pela UNICAMP, com estágio Sandwich na Universidade de Paris (Paris VI). Pós-Doutorado pela Universidade do Québec em Montreal - UQÀM (2007-2008). Pós-Doutorado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP (2008). Professora Associada da Universidade do Québec em Montréal (UQÀM). Docente orientadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia-UFSC. Docente do Programa Integrado de Residência Multiprofissional em Saúde HU - UFSC. Foi coordenadora do Programa de pós-graduação em Psicologia da UFSC de 2011.02 à 2013.01.Tem experiência na área de Psicologia da Saúde e Psicologia da Família.

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Published

2015-03-17

How to Cite

Souza, C. D. de, Vieira, M. L., & Crepaldi, M. A. (2015). What Pre-School Teachers Say about Aggression among Children. Psico, 46(1), 46–56. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2015.1.16772

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