Bullying e interações familiares: comparações entre meninos e meninas por meio da triangulação metodológica

comparações entre meninos e meninas por meio da triangulação metodológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2023.1.37966

Palavras-chave:

Violência, Relações familiares, Saúde do Adolescente, Metodologia

Resumo

O bullying afeta o desenvolvimento dos adolescentes. Este estudo objetivou comparar experiências de bullying e variáveis das interações familiares entre meninos e meninas. A amostra foi composta por 2.354 estudantes (50,7% meninas; M = 14,5 anos, DP = 2,0) que responderam duas escalas sobre bullying e interações familiares. 55 adolescentes participaram de entrevistas semiestruturadas. Os dados quantitativos foram analisados por meio do teste t de Student e o índice d de Cohen. A análise das entrevistas foi desenvolvida no software Atlas.TI. Identificou-se que os meninos eram mais agressores e vítimas-agressoras. Os resultados mistos indicaram poucas diferenças entre meninos e meninas no que se refere às variáveis analisadas. A comunicação positiva foi fator protetivo para as meninas, ao passo que o clima conjugal negativo e a punição física foram fatores que aumentam a vulnerabilidade para bullying ou vitimização para ambos os sexos. São discutidas implicações práticas para o enfrentamento do bullying.

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Biografia do Autor

Wanderlei Abadio de Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Campinas, SP, Brasil.

Doutor em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP), em Ribeirão Preto, SP, Brasil. Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), em Campinas, SP, Brasil.

 

Jorge Luiz da Silva, Universidade de Franca (UNIFRAN), Franca, SP, Brasil.

Doutor em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP), em Ribeirão Preto, SP, Brasil. Docente do Programa de Pós-Graduação em Promoção de Saúde da Universidade de Franca (UNIFRAN), em Franca, SP, Brasil.

Simona Carla Silvia Caravita, University of Stavanger (UiS), Stavanger, Noruega.

Doutora em Psicologia pela Università Cattolica del Sacro Cuore (UNICATT), em Milão, Itália. Docente daFaculdade de Artes e Educação da University of Stavanger, em Stavanger (UiS), Noruega. 

Marta Angélica Iossi Silva, Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Doutora em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP), em Ribeirão Preto, SP, Brasil. Docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem em Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP), em Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Manoel Antônio dos Santos, Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Doutora em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP), em Ribeirão Preto, SP, Brasil. Docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem em Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP), em Ribeirão Preto, SP, Brasil.

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Publicado

2023-07-19

Como Citar

Oliveira, W. A. de, Silva, J. L. da, Caravita, S. C. S., Silva, M. A. I., & Santos, M. A. dos. (2023). Bullying e interações familiares: comparações entre meninos e meninas por meio da triangulação metodológica: comparações entre meninos e meninas por meio da triangulação metodológica. Psico, 54(1), e37966. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2023.1.37966

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