Os desafios da prática socioeducativa de privação de liberdade em adolescentes em conflito com a lei: ressocialização ou exclusão social?

  • Ionara Dantas Estevam Universidade Federal da Paraíba
  • Maria da Penha de Lima Coutinho Universidade Federal da Paraíba
  • Ludgleydson Fernandes de Araújo Universidade Federal do Piauí
Palavras-chave: Representação Social, Adolescente, Privação de Liberdade

Resumo

A criminalidade e a violência praticada por adolescentes são atualmente, um problema social, político e institucional afligindo famílias e desafiado a sociedade política a apresentar respostas institucionais efetivas e eficazes. Objetivou identificar as representações sociais (RS) da prática socioeducativa de privação de liberdade. Para tanto a amostra foi não-probabilística e intencional constituída de 115 adolescentes (institucionalizados em conflito com a lei e privados de liberdade), que responderam a um Teste de Associação Livre de Palavras. Os dados coletados foram submetidos à Análise de Fatorial de Correspondência pelo software tri-deux-mots. Os resultados predominam representações negativas da prática socioeducativa de privação de liberdade e da instituição ressocializadora, esses adolescentes atribuem significados a si mesmos, constituem sua subjetividade e definem seu papel enquanto sujeitos sociais. Urge uma compreensão da complexidade dos aspectos biopsicossociais da ressocialização de adolescentes institucionalizados.

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Biografia do Autor

Ionara Dantas Estevam, Universidade Federal da Paraíba
Psicóloga, Professora Assistente I do Departamento de Psicologia da UFPB, Mestre em Psicologia Social, Membro do Conselho Regional de Psicologia (CRP 13), E-mail: [email protected]
Maria da Penha de Lima Coutinho, Universidade Federal da Paraíba
Professora com Pós-Doutorado em Psicologia pela Universidade Aberta de Lisboa-Portugal/ Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Coordenadora do Núcleo de Pesquisa: Aspectos Psicossociais de Prevenção e Saúde Coletiva – UFPB. E-mail: [email protected] Os autores agradecem o apoio financeiro do CNPq.
Ludgleydson Fernandes de Araújo, Universidade Federal do Piauí
Psicólogo, Mestre em Psicologia Social pela UFPB/ Professor Assistente I do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Piauí – UFPI (Campus Ministro Reis Velloso/Parnaíba-PI) / E-mail: [email protected]
Publicado
2009-04-16
Como Citar
Dantas Estevam, I., de Lima Coutinho, M. da P., & Fernandes de Araújo, L. (2009). Os desafios da prática socioeducativa de privação de liberdade em adolescentes em conflito com a lei: ressocialização ou exclusão social?. Psico, 40(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/1440
Seção
Artigos