Perfil Neuropsicológico no Neupsilin-Inf de Crianças com Dificuldades de Leitura

  • Renata de Souza Zamo UFRGS
  • Jerusa Fumagalli de Salles UFRGS
Palavras-chave: Aprendizagem, cognição, leitura, neuropsicologia, testes neuropsicológicos.

Resumo

Este estudo teve como objetivo comparar o desempenho de crianças com e sem dificuldades de leitura no Instrumento de Avaliação Neuropsicológico Breve Infantil NEUPSILIN-INF. O desempenho neuropsicológico de ambos os grupos, com dificuldades de leitura (n = 19) e leitores competentes (n = 65), foi comparado através de ANCOVA, controlando-se idade, desempenhos em QI (Raven) e Escala Conners (hiperatividade e desatenção). O grupo com dificuldades de leitura apresentou desempenhos inferiores ao do grupo comparativo em orientação, memória de trabalho, linguagem oral e escrita, habilidades aritméticas, habilidades visoconstrutivas e funções executivas. Os achados corroboram parcialmente a hipótese de déficit de processamento fonológico (memória fonológica e consciência fonológica), pois o grupo com dificuldades de leitura apresentou, ainda, desempenho rebaixado em habilidades aritméticas, visoconstrutivas e em funções executivas. Os maiores tamanhos de efeito foram em linguagem escrita (leitura e escrita de palavras/pseudopalavras). Os resultados sugerem evidências de validade de critério do NEUPSILIN-INF.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata de Souza Zamo, UFRGS
Doutoranda em Psicologia Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Mestre em Psicologia UFRGS.
Jerusa Fumagalli de Salles, UFRGS
Profa. Adjunta do Instituto de Psicologia Programa de Pós-Graduação em Psicologia Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Rua Ramiro Barcelos, 2600. CEP: 90035-003. Porto Alegre - RS. Brasil Núcleo de Estudos em Neuropsicologia Cognitiva (Neurocog): www.ufrgs.br/neurocog
Publicado
2013-07-19
Como Citar
Zamo, R. de S., & de Salles, J. F. (2013). Perfil Neuropsicológico no Neupsilin-Inf de Crianças com Dificuldades de Leitura. Psico, 44(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/11453
Seção
Artigos