Dimensões sociais da comunicação; dimensões comunicacionais dos processos sociais. Algumas proposições sobre linhas de pesquisa e problemáticas

Autores

  • Eduardo Andrés Vizer Universidade de Buenos Aires

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2009.40.6312

Palavras-chave:

Categorias de análise, conceitos sociocomunicacionais, mundo da vida

Resumo

Este artigo tem o propósito de apresentar proposições teóricas, bem como temas de investigação possível e problemas sobre as relações entre práticas sociais e práticas comunicativas. Duas hipóteses são sustentadas fundamentais: a) a construção de teoria e pesquisa sobre os processos de comunicação são consolidados, mais elas estão associadas a proposições efetivo sobre os processos sociais. B) A segunda hipótese sustenta que é possível a construção de determinadas categorias de análise que pode ser comum e aplicável tanto aos processos sociais, bem como especificamente comunicativa, discursiva e midiática queridos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Andrés Vizer, Universidade de Buenos Aires

Graduado em Sociologia pela Universidade de Buenos Aires e doutor em Sociologia pela Universidade de Belgrano. Professor consulto (emérito) da Universidade de Buenos Aires.

Referências

BOURDIEU, Pierre. Journalisme et éthique: actes du colloque fond. du centre de recherche de l'ecolesupérieure de journalisme. Les Cahiers

du Journalisme, Lille, n. 1, jun. 1996.

BRAGA, José Luiz. Os estudos de interfase como espaço de construção do Campo da comunicação. Compós 2004. São Paulo: UMESP, 2004.

BERGER, Peter; LUCKMANN, Thomas. La construcción social de la realidad. Introducción. Amorrortu, Bs. As. 1986.

CHANG, Briankle. Deconstructing Communication. Univ. of Minnesota Press. Minne. 1996.

FOUCAULT, Michel; NIETZCHE, Friedrich; FREUD, Sigmund; MARX, Karl. Anagrama, Barcelona, l970.

GIDDENS, Anthony. La teoría social, hoy. Alianza, México, 1991.

LULL, James. Media, communication, culture, a global approach. Columbia Univ. Press, New York, 1995.

MORIN, Edgar. Introducción al Pensamiento complejo. Gedisa, Barcelona, 1996.

PAPPERT, Seymour; TURKLE, Sherry. Epistemology and Learning Group, Media Laboratory, Massachusetts Institute of Technology. Origin. 1990.

PIAGET, Jean (comp.) Epistemología de las Ciencias humanas. Proteo, Bs. As. 1972.

PRYGOGINE, Ilya. Time, Dinamics and Chaos. In: CHAOS: The New Science. XXVI Nobel Conference. Saint Peter, Minnesota, 1993.

SFEZ, Lucien. Crítica de la Comunicación. Amorrortu. Bs. As. 1995.

TACUSSEL, Patrick. A sociologia interpretativa. Revista da Famecos n. 18 ago. 2002. PUCRS, Brasil.

TURKLE, Sherry; PAPERT Seymour. Epistemological Pluralism: styles and voices within the computer culture.

VIZER. Eduardo Andrés. La trama (in)visible de la vida social: comunicación, sentido y realidad. Ed. La Crujía. Buenos Aires, 2003.

______. Mediatizaçao e (trans)subjetividade na Cultura Tecnológica. A dupla face da sociedade mediatizada. In: Mediatizaçao e processos sociais na América Latina. Vários organizadores. Ed. Paulus, Sao Paulo, Brazil, 2008.

______. Procesos sociotécnicos y mediatización en la Cultura tecnológica. In: Sociedad Mediatizada. Denis de Moraes (org.). Barcelona: Gedisa, 2007.

______. Repensar la información y lo social e “impensar” la comunicación. In: Investigar em comunicación. Teorías y estrategias de intervención y socioanálisis. Buenos Aires: La Crujía.

______. Paradigmas y estilos de conocimiento: "cultivando dominios sociales", capít. de libro electrónico Nós trasdiciplinamos. Arm@zem

digital (Brasil).

______. Socioanálisis, acción colectiva e intervención social estratégica. Savia, n. 5. Public. Dept. Trabajo Social. Universidad de Sonora, México

______. Socioanálisis: metodología de investigación, análisis diagnóstico e intervención social. Savia n. 5. Public. Dept. Trabajo Social. Universidad de Sonora, México 2008.

WALLERSTEIN, Imannuel; PRIGOGINE Ilya. et.al. Open the Social Sciences, Report of the Gulbenkian Commission on the restructuring of the Social Sciences. Documento original, Lisboa, l995.

Downloads

Publicado

2009-12-21

Como Citar

Vizer, E. A. (2009). Dimensões sociais da comunicação; dimensões comunicacionais dos processos sociais. Algumas proposições sobre linhas de pesquisa e problemáticas. Revista FAMECOS, 16(40), 15–22. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2009.40.6312

Edição

Seção

Comunicação e Cultura