Arquivos públicos e privados no filme de compilação

proposta para uma investigação da imaginação histórica contemporânea

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2021.1.39975

Palavras-chave:

Imaginação, História, Arquivos, Cinema, Compilação

Resumo

Utilizando o filme de compilação como elemento metodológico e delimitador, este artigo pretende apresentar e investigar um arcabouço teórico capaz de respaldar uma investigação entre imaginação histórica e o funcionamento dos arquivos de imagem e som na contemporaneidade. Nossa análise gira em torno das reapropriações das “imagens de arquivo” públicas e privadas realizadas, cada vez mais, por esse tipo de filme. Trata-se de um gesto que vai ao encontro de certa lógica dos arquivos de imagem na cultura contemporânea. Nosso objetivo é propor uma discussão sobre a imaginação histórica que as montagens entre essas imagens heterogêneas ensejam. Como arcabouço teórico, nos apoiamos em uma tradição arqueológica em torno dos campos de estudo do cinema e da comunicação, com ênfase no pensamento de Wolfgang Ernst, Vilém Flusser e Catherine Russel.

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Biografia do Autor

Gabriel Malinowski, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Doutor em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), no Rio de Janeiro, RJ, Brasil, com estágio doutoral no Departamento de História da Arte e Estudos Cinematográficos da Universidade de Montréal, no Canadá. Mestre em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói, RJ, Brasil. Bacharel em Cinema pela Universidade Estácio de Sá (Unesa), no Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

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Publicado

2021-09-03

Como Citar

Malinowski, G. (2021). Arquivos públicos e privados no filme de compilação: proposta para uma investigação da imaginação histórica contemporânea. Revista FAMECOS, 28(1), e39975. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2021.1.39975

Edição

Seção

Audiovisual