Aquém, em e além do conceito: comunicação, epistemologia e compreensão

Autores/as

  • Dimas A. Künsch Faculdade Cásper Líbero

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2009.39.5843

Palabras clave:

Comunicação, epistemologia, compreensão

Resumen

O texto propõe uma aproximação de tipo compreensivo ao campo da comunicação, a seu objeto e a suas teorias. Não abdica da razão e da ciência, mas se indispõe contra a soberania absoluta do signo da explicação em discursos que a partir delas se produzem e reproduzem. É contra a transformação do conceito em camisa-de-força a negar o direito à intuição criadora; o direito à formulação de noções, símbolos e imagens com densidade interpretativa; à dialogia entre saberes; às incursões por territórios trans- e não-disciplinares. Interroga criticamente o modelo dominante de pensamento que pensa pensar a comunicação e que é herdeiro, em não pequena medida, de uma visão racionalizadora dos acontecimentos, do real, da vida.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Dimas A. Künsch, Faculdade Cásper Líbero

Coordenador do Programa de Pós-Graduação da Faculdade Cásper Líbero

Citas

CONTRERA, Malena. Em meio ao desencanto: a comunicação fundada no pensamento mecânico-funcional. In: Compós, 2007, Curitiba. GT “Epistemologia da Comunicação” do XVI Encontro da Compós. Curitiba, 2007.

DESCARTES, René. Discurso do método. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

FERRARA, Lucrécia. Radical indeterminação: epistemologia e objeto científico da comunicação. In: Compós, 2008, São Paulo. GT “Epistemologia da Comunicação” do XVII Encontro da Compós. São Paulo, 2008.

KÜNSCH, Dimas A. e BARROS, Laan Mendes de (Orgs.). Comunicação: saber, arte ou ciência? Questões de teoria e epistemologia. São Paulo: Plêiade, 2008.

KÜNSCH, Dimas A. Teoria compreensiva da comunicação. In: KÜNSCH, Dimas A. e BARROS, Laan Mendes de (Orgs.). Comunicação: saber, arte ou ciência? Questões de teoria e epistemologia. São Paulo: Plêiade, 2008, p. 173-195.

LIMA, Venício A. de. Mídia: teoria e política. 2. ed. São Paulo: Perseu Abramo, 2004.

LOPES, Maria Immacolata Vassalo de. Comunicação, disciplinaridade e pensamento complexo. In: Compós, 2007, Curitiba. GT “Epistemologia da Comunicação” do XVI Encontro da Compós. Curitiba, 2007.

MACHADO, Irene. Controvérsias sobre a cientificidade da linguagem. In: Compós, 2008, São Paulo. GT “Epistemologia da Comunicação” do XVII Encontro da Compós. São Paulo, 2008.

MAFFESOLI, Michel. Elogio da razão sensível. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1998.

______. O conhecimento comum: introdução à sociologia compreensiva. Porto Alegre: Sulina, 2007.

MARTINO, Luiz C. O campo da comunicação e suas teorias. In: KÜNSCH, Dimas A. e BARROS, Laan Mendes de (Orgs.). Comunicação: saber, arte ou ciência? Questões de teoria e epistemologia. São Paulo: Plêiade, 2008, p. 13-33.

______. (Org.). Teorias da comunicação: muitas ou poucas? Cotia: Ateliê Editorial, 2007.

______. De qual comunicação estamos falando? In: HOHLFELDT, Antonio, MARTINO, Luiz C. e FRANÇA, Vera Veiga (Orgs.). Teorias da comunicação: conceitos, escolas e tendências. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

______. Abordagens e representação do campo comunicacional. Comunicação, mídia e consumo, v. 3, n. 8, p. 33-54, nov. 2006.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. São Paulo: Cortez; Brasília: Unesco, 2000.

PIMENTA, Francisco José Paoliello. Indeterminação; o ‘admirável’; a crescente comunicabilidade. In: Compós, 2008, São Paulo. GT “Epistemologia da Comunicação” do XVII Encontro da Compós. São Paulo, 2008.

RESTREPO, Luis Carlos. O direito à ternura. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1998.

ROSSETTI, Regina. A linguagem como mediação da intuição. In: Compós, 2007, Curitiba. GT “Epistemologia da Comunicação” do XVI Encontro da Compós. Curitiba, 2007.

SODRÉ, Muniz. As estratégias sensíveis: afeto, mídia e política. Petrópolis: Vozes, 2006.

Publicado

2009-09-22

Cómo citar

Künsch, D. A. (2009). Aquém, em e além do conceito: comunicação, epistemologia e compreensão. Revista FAMECOS, 16(39), 63–69. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2009.39.5843

Número

Sección

Pensar la comunicación