Os estudos interculturais e a cabeça do brasileiro

Autores/as

  • Jacques Alkalai Wainberg Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Palabras clave:

Comunicação intercultural, mentalidade nacional, marcadores culturais

Resumen

Os estudos impressionistas do passado que visavam descrever o caráter e a identidade dos grupos humanos deram lugar a metodologias cujo objetivo é coletar empiricamente os marcadores culturais dos povos. Desta forma, tais levantamentos visam comparar os grupos humanos e por decorrência viabilizar um grau de eficiência maior nos relacionamentos interculturais que comerciantes e diplomatas entre outros atores globais realizam. Tais estudos intensificaram-se a partir dos anos 70 e o brasileiro tem sido observado, descrito e comparado desde então.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jacques Alkalai Wainberg, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Professor da Faculdade de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Citas

CASTORIADIS, Cornelius. A Instituição Imaginária da Sociedade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.

HARRISON, Lawrence E.; HUNTINGTON, Samuel P. (Org). Culture Matters. Basic Books, 2000.

PRADO JUNIOR, Caio. História Econômica do Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1990.

RIBEIRO, Darcy. Os brasileiros. Petrópolis: Vozes, 1987.

SCHWARTZ, Shalom H. Basic human values: Their content and structure across countries. In: TAMAYO, A.; PORTO, J.B. (Orgs.) Valores e comportamento nas organizações. Petrópolis: Vozes, 2005, p. 21-55.

TAYLOR, Charles. Modern Social Imaginaries. Duke University Press. 2004.

TROMPENAARS, F. & HAMPDEN-TURNER, C. Culture Club: an interview with Fons Trompenaars. In: Business Strategy Review, v. 13, Issue. 1, p. 31-35, 2002.

TROMPENAARS, F & HAMPDEN-TURNER, C. 21 Leaders for the 21st Century . McGraw-Hill, 2001.

USUNIER, Jean Claude & LEE, Julie, LEE, Ann. International Marketing: a Cultural Approach. Prentice Hall, 2005.

Cómo citar

Wainberg, J. A. (2009). Os estudos interculturais e a cabeça do brasileiro. Revista FAMECOS, 16(38), 51–61. Recuperado a partir de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/5301

Número

Sección

Relaciones sociales y culturales