A face oculta da caridade: linhas de força e de fratura no discurso midiático do bem*

Autores/as

  • Luciane Lucas Escola Superior de Propaganda e Marketing
  • Tânia Hoff Escola Superior de Propaganda e Marketing

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2009.38.5298

Palabras clave:

Empoderamento discursivo, humilhação social, cidadania

Resumen

Discutindo mais profundamente o conceito de cidadania e sua apropriação pela mídia como algo a ser ‘oferecido’ às minorias, este artigo analisa as condições materiais e simbólicas que estão por trás de uma comunicação baseada na discursificação do bem. Buscamos mostrar como linhas de força se perpetuam à medida que a autonomia das minorias vai sendo progressivamente minada por um discurso de docilização, que congela a alteridade na posição permanente de devedor. Neste sentido, procuramos discutir o sentido da dominação e os mecanismos tácitos de que faz uso para manter e validar o discurso hegemônico.

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Biografía del autor/a

Luciane Lucas, Escola Superior de Propaganda e Marketing

Professora do Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing

Tânia Hoff, Escola Superior de Propaganda e Marketing

Professora do Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing

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Cómo citar

Lucas, L., & Hoff, T. (2009). A face oculta da caridade: linhas de força e de fratura no discurso midiático do bem*. Revista FAMECOS, 16(38), 28–36. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2009.38.5298

Número

Sección

Media y comunicación