Leituras iconográficas e pós-modernidade: da criação humana à criação do humano/máquina

Autores/as

  • Maria Beatriz F. Rahde Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.1999.11.3053

Palabras clave:

Comunicação, Imagem, Pós-modernidade

Resumen

A  criação de imagens ou das propostas visuais pelos artistasde diversas épocas foi, gradativamente, sofrendo  transformações no modo  representativo nos campos da iconografia e da iconologia,  devido  às  novas  tecnologias e aos novos  métodos científicos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Beatriz F. Rahde, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Professora da Faculdade de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Citas

COUCHOT, Edmond. Images: de l’optique au numérique. Les arts visuels et l’évolution des technologies. Paris: Hermès, 1988.

DE VINCI, Leonardo. Tratado de la pintura. Madrid: Aguilar, 1950.

GOMBRICH, E.M. Arte e ilusão. São Paulo: Martins Fontes, 1986.

HARVEY, David. Condição pós-moderna. São Paulo: Loyola, 1992.

MAFFESOLI, Michel. A contemplação do mundo. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 1995.

PADOVANI, U. História da filosofia. São Paulo: Melhoramentos: 1961.

PARENTE, André (Org.). Imagem máquina. A era das tecnologias. Rio de Janeiro: Ed.34, 1993.

POPPER, Frank. As imagens artísticas e a tecnociência. In: PARENTE, André. Imagem máquina . A era das tecnologias do virtual. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993, p. 201-213.

ROKEBY, David. Espelhos transformadores. In: DOMINGUES, Diana. A arte no século XXI. A humanização das tecnologias. São Paulo: UNESP, 1997, p. 67-69.

THOMAS, Karin. Hasta hoy: estilos de las artes plasticas em el siglo XX. Barcelona: Ediciones del Serbal, 1994.

Publicado

2008-04-10

Cómo citar

Beatriz F. Rahde, M. (2008). Leituras iconográficas e pós-modernidade: da criação humana à criação do humano/máquina. Revista FAMECOS, 6(11), 75–83. https://doi.org/10.15448/1980-3729.1999.11.3053

Número

Sección

Imagen

Artículos más leídos del mismo autor/a