Coração sonoro: comunicação, afetos e sociabilidades maquínicas em festas de música eletrônica
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2018.3.29193Palabras clave:
Afetos, máquinas, sociabilidadeResumen
Este artigo explora formas de afetar e de ser afetado em festas de música eletrônica com base nas ideias de Spinoza e com o uso do método cartográfico de pesquisa empírica. Afetos, máquinas e sociabilidade são operadores conceituais para análise de aspectos da dimensão comunicacional das festas. Afetos não são exclusivos do plano dos sujeitos; são fluxos de passagens para diversas formas de expressão e afetação, segundo a perspectiva de Deleuze & Guattari. A comunicação é vista como afeto e fluxo a partir das perspectivas de Morin, Beth & Pross e Marcondes Filho. Propõe-se que os suportes e ações comunicativas nessas festas incidem diretamente sobre os corpos e alteram o processo de sociabilidade. Assume-se, com suporte em Latour, que os afetos são produzidos e potencializados também por meio das máquinas de música e de comunicação, o que implica em repensar o conceito de sociabilidade e considerar como atores sociais também os participantes não humanos.
Descargas
Citas
BATAILLE, Georges. A experiência interior. São Paulo: Editora Ática, 1992.
BETH, Hanno; PROSS, Harry. Introducción a la teoria de la comunicación. Barcelona: Anthropos, 1990.
CASSIRER, Ernst. Antropologia filosófica: ensaio sobre o homem – introdução a uma filosofia da cultura humana. São Paulo: Mestre Jou, 1977.
DELEUZE, Gilles. Cursos sobre Spinoza (Vincennes, 1978-1981). Fortaleza: EDUECE, 2009.
______; GUATTARI, Félix. Mil platôs – capitalismo e esquizofrenia 2. Vol.1. São Paulo: Editora 34,1995.
______. O anti-édipo: capitalismo e esquizofrenia 1. São Paulo: Ed. 34, 2010.
______. O que é a filosofia? Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.
DELEUZE, Gilles; MANGANARO, Jean-Paul. De Nietzsche à la Techno: Manifeste pour les machines-pensées à venir. Paris, 1998. par Richard Pinhas. Disponível em: http://www.webdeleuze.com/php/texte.php?cle=102&groupe=Bibliographie%20et%20mondes%20in%E9dits&langue=1. Acesso em: 2 fev. 2016
GILBERT, Jeremy; PEARSON, Ewan. Discographies – dance music, culture and politics of sound. New York: Routledge, 1999.
GUATTARI, Félix. O inconsciente maquínico – ensaios de esquizo-análise. Campinas, SP: Papirus, 1988.
LATOUR, Bruno. Reagregando o social – uma introdução à teoria do Ator-Rede. Salvador: Edufba, 2012; Bauru, São Paulo: Edusc, 2012.
MARCONDES FILHO, Ciro. FILHO, Ciro Marcondes (org.). Dicionário de Comunicação. São Paulo: Paulus, 2014, 2ª edição.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1945/2006.
MORIN, Edgar. O método 1 – a natureza da natureza. Porto Alegre: Sulina, 2008.
NEVES, Thiago T. Afeto. In: FILHO, Ciro Marcondes (org.). Dicionário de Comunicação. São Paulo: Paulus, 2014, 2ª edição.
NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. Assim falou Zaratustra. São Paulo: Editora Martin Claret, 1891/2007.
REYNOLDS, Simon. Generation Ecstasy – into the world of techno and rave culture. New York: Routledge, 1999.
SPINOZA. Ética. Belo Horizonte: Autêntica, 1677/2010.
SYLVAN, Robin. Trance formation – the spiritual and religious dimensions of global rave culture. New York: Routledge, 2005.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.