Noticiero "objetivo" en liquidación: la decadencia del patrón "catch-all" en los medios comerciales

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2018.2.28384

Palabras clave:

Paralelismo político, Polarización Política, Mercado de Medios

Resumen

Este artículo fundamenta la hipótesis de que el periodismo brasileño demuestra una forma particular de una tendencia global de pérdida de centralidad del patrón catch-all de periodismo debido a fenómenos de la comunicación política que viene transformando el mercado de la información. Entre estos fenómenos, se destacan el aumento de la oferta de entretenimiento, del consumo personalizado de los medios, así como de la polarización política. Sostenemos que esto ha contribuido a la erosión del centro político ya una mayor dependencia de los medios comerciales en relación a las demandas por contenido noticioso ideológicamente sesgado. Como resultado, se observa una creciente viabilidad mercadológica del modelo de periodismo de abogados (fuera, por lo tanto, del patrón "catch-all"), algo ya ampliamente documentado en el centro de referencia de tal patrón, es decir, los Estados Unidos (EE.UU.).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Diógenes Lycarião, PPGcom - UFC (Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará)

Diógenes Lycarião | [email protected]

Doutor (2014) e mestre (2008) em Comunicação e Sociabilidade Contemporânea pelo PPGCOM-UFMG, professor permanente do PPGCOM-UFC e do Curso de Jornalismo do ICA-UFC; líder do Guppocom (Grupo de Pesquisa em Política, Opinião Pública e Comunicação), Vice-Coordenador do PPGCOM-UFC e membro associado da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica).

Avenida da Universidade 2762 - CEP 60020-180 – Fortaleza (CE) – Brasil

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9356403913755132

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8924-7442

 

Eleonora Magalhães, PPGcom - UFF (Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense)

Eleonora Magalhães | [email protected]

Doutora (2017) e mestra (2008) em Comunicação pela UFF, tendo como principais temas de trabalho Jornalismo, Comunicação Política e Novas Tecnologias. É professora do curso de jornalismo da Faculdade Pinheiro Guimarães, no Rio, e sócia-diretora da startup de inteligência em mídias sociais Vértice. Também é membro do Laboratório de Mídia e Democracia (Lamide/UFF) e da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica).

Universidade Federal Fluminense (UFF)

Rua Professor Lara Vilela, 126 – São Domingos

24210-590 – Niterói (RJ) – Brasil

 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5277670527285065

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4566-0833

Afonso Albuquerque, PPGcom - UFF (Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense)

Afonso de Albuquerque | [email protected]

Doutor (1996) e mestre (1991) em Comunicação e Cultura pela UFRJ. É Professor Titular do departamento de Estudos Culturais e Mídia e do PPGCOM-UFFC. Pesquisador do CNPq desde 1998 (atualmente, nível 1B). Foi presidente da Associação Nacional de Programas de Pós-graduação em Comunicação (COMPÓS) e da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica), editor da revista Contracampo, coordenador do PPGCOM/UFF, do curso de graduação em Estudos de Mídia/UFF e Superintendente de Comunicação Social da UFF.

Universidade Federal Fluminense (UFF)

Rua Professor Lara Vilela, 126 – São Domingos

24210-590 – Niterói (RJ) – Brasil

 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2316737308324362

ORCID:  https://orcid.org/0000-0002-2608-7605

Citas

ALBUQUERQUE, A. Another ‘Fourth Branch’: Press and political culture in Brazil. Journalism (London), London, v. 6, n. 4, p. 486-504, 2005.

ALBUQUERQUE, A. On Models and Margins: Comparative Media Models Viewed from a Brazilian Perspective. In: Daniel C. Hallin; Paolo Mancini. (Org.). Comparing Media Systems Beyond Western World. Cambridge: Cambridge University Press, 2011. p. 72-95.

ALBUQUERQUE, A. O paralelismo político em questão. Revista Compolitica, v. 2, p. 6-28, 2012.

ALBUQUERQUE, A. Media/Politics Connection: Beyond Political Parallelism. Media, Culture & Society, v. 35, p. 747-763, 2013.

ALEXANDER, J.C. The Mass News Media in Systemic, Historical and Comparative Perspective’, In: Alexander, J. C. & Colomy, P. B. (Org.) Differentiation Theory: Problems and Prospects. New York: Columbia University Press, 1990. p. 107-152.

ALDÉ, A., MENDES, G., & FIGUEIREDO, M. Tomando partido: imprensa e eleições presidenciais em 2006. Política & Sociedade, v. 6, n. 10, p.153-172, 2008.

CAÑIZALES, A. & LUGO-OCANDO, J. The media in Venezuela: the revolution was televised, but no one was really watching. In: LUGO-OCANDO, Jairo. The media in Latin America. Maidenhead: Open University Press, 2008.

DONSBACH, W. e PATTERSON, T. E. Political news journalists. In: ESSER, F., e PFETSCH, B. (Org.) Comparing political communication: theories, cases, and challenges, 2004. p. 251-270.

DOS SANTOS, M. A. A Rede de Oposição Radical no Facebook: cartografia e apontamentos sobre os haters políticos. Revista de Estudos da Comunicação (Impresso), v. 15, p. 309-324, 2014.

GEIGER, Abigail. For many voters, it’s not which presidential candidate they’re for but which they’re against. Pew Research Center. Disponível em: <http://www.pewresearch.org/fact-tank/2016/09/02/for-many-voters-its-not-whichpresidential-

candidate-theyre-for-but-which-theyre-against/>. Acesso em: 4

nov. 2016.

GOMES, Wilson. Transformações da política na era da comunicação

de massa. São Paulo: Paulus, 2004.

HALLIN, D e MANCINI, P. Comparing Media Systems. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 2004.

HALLIN, D. e MANCINI, P (Org.) Comparing Media Systems Beyond the Western World, Cambridge University Press, 2011.

HANITZSCH, T., HANUSCH, F., MELLADO, C., ANIKINA, M., BERGANZA, R., CANGOZ, I., ... e KEE WANG YUEN, E.. Mapping journalism cultures across nations: A comparative study of 18 countries. Journalism Studies, v. 12, n. 3, p. 273-293, 2011.

KSIAZEK, T. B., MALTHOUSE, E. C., e WEBSTER, J. G. News-seekers and avoiders: Exploring patterns of total news consumption across media and the relationship to civic participation. Journal of Broadcasting & Electronic Media, v. 54, n. 4, p. 551-568, 2010.

LIMA, Venício A. de Lima [org]. A mídia das eleições 2006. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2007.

LYCARIÃO, D. e MAIA, R.C.M. A COP-15 sob holofotes mediáticos: modos e níveis de intervenção política do jornalismo no sistema de mídia brasileiro Ecompós, v. 18, n. 1, p. 1-17, 2015.

MAGALHÃES, E. A blogosfera progressista ampliada: categorização dos blogueiros de esquerda e sua organização no Facebook. In: ANPOCS – 40º Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais, Caxambu, 2016. Papers 40º Encontro, p.1-24, 2016.

MAGALHÃES, E. e ALBUQUERQUE, A. Jornalistas sem jornal: a blogosfera progressista no Brasil. In: COMPÓS - XXIII Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2014, Belém. Anais... Belém: Universidade Federal do Pará, 2014.

MAIA, R. C. M. Mediated deliberation and dilemmas of consolidating democracy in Brazil: the 2005 referendum for banning firearm Sales. International Journal of Press & Politics, v. 14, p. 313-334, 2009.

MARCHI, R. With Facebook, Blogs, and Fake News, teens reject journalistic “objectivity”. Journal of Communication Inquiry. Sage, n. 36, v. 3, p. 246-262, 2012.

MAUERSBERGER, C. To be prepared when the time has come: Argentina’s new media regulation and the social movement for democratizing broadcasting. Media, Culture & Society, v. 34, n. 5, p. 588-605, 2012.

MELLADO, C. e HUMANES, M. L. The Use of Objective and Analytical Reporting as a Method of Professional Work A Cross-Longitudinal Study of Chilean Political Coverage. The International Journal of Press/Politics, v. 20, n. 1, p. 67-84, 2015.

MIGUEL, L. F. A descoberta da política: a campanha de 2002 na Rede Globo. In: RUBIM, A. A. (Org.) Eleições presidenciais em 2002 no Brasil, 2004. p. 91-105.

MIOLA, E. Sistema deliberativo: tensões entre interesses públicos e privados. Tese (Doutorado em Comunicação Social), 2012. UFMG, Programa de Pós-graduação em comunicação Social, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2012.

NIE, N. H., MILLER III, D. W., GOLDE, S., BUTLER, D. M. e WINNEG, K. The world wide web and the US political news market. American Journal of Political Science, v. 54, n. 2, p. 428-439, 2010.

PEW, RESEARCH CENTER. In: Changing News Landscape, Even Television is Vulnerable, 2012, p. 1-85. Disponível em: http://assets.pewresearch.org/wp-content/uploads/sites/5/legacydf/2012%20News%20Consumption%20Report.pdf. Acesso em: 31 out. 2017.

PEW, RESEARCH CENTER. Political Polarization & Media Habits: from Fox New to Facebook, how liberal and conservatives keep up with politics, 2014a, p.01-74. Disponível em: <http://www.journalism.org/files/2014/10/Political-Polarization-and-Media-Habits-FINAL-REPORT-11-10-14-2.pdf>. Acesso em: 20

mar. 2015.

_____. Political Polarization in the American Public, 2014b, p. 1-123. Disponível em: <http://www.people-press.org/files/2014/06/6-12-2014-Political-Polarization-

Release.pdf >. Acesso em: 20 mar. 2015.

_____. The Modern News Consumer News attitudes and practices in the digital era, 2016, p. 1-18. Disponível em: <http://assets.pewresearch.org/wpcontent/uploads/sites/13/2016/07/07104931/PJ_2016.07.07_Modern-News-Consumer_FINAL.pdf>. Acesso em: 1 nov. 2017.

_____. Trump, Clinton Voters Divided in Their Main Source for Election News, 2017a, p. 1-18. Disponível em: <http://assets.pewresearch.org/wp-content/uploads/sites/13/2017/01/17160025/PJ_2017.01.18_Election-News-Sources_FINAL.pdf >. Acesso em: 1 nov. 2017.

_____. Network News Fact Sheet, 2017b. Disponível em: <http://www.journalism.org/fact-sheet/network-news/>. Acesso em: 1 nov. 2017.

PATTERSON, T. E. News Coverage of the 2016 General Election: How the Press Failed the Voters. HKS Working Paper No. RWP16-052, 2016. Disponível em: SSRN: https://ssrn.com/abstract=2884837 ou http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.2884837.

PORTO, M. Framing controversies: television and the 2002 presidential election in Brazil. Political Communication, v. 24, n. 1, p. 19-36, 2007a.

PORTO, M. TV news and political change in Brazil: the impact of democratization on TV Globo’s journalism. Journalism, v. 8, n. 4, p. 381-402, 2007b.

PRIOR, M. Media and political polarization. Annual Review of Political Science, v. 16, p. 101-127, 2013.

RUBIM, A. C e COLLING, L. Cobertura jornalística e eleições presidenciais de 2006 no Brasil. Política & Sociedade, Florianópolis, v. 10, p. 173-193, 2007.

STRÖMBÄCK, J., DJERF-PIERRE, M. e SHEHATA, A. The dynamics of political interest and news media consumption: A longitudinal perspective. International Journal of Public Opinion Research, v. 25, n. 4, p. 414-435, 2013.

STROUD, Natalie Jomini. Niche News: the politics of news choice. New York: Oxford University Press, 2011.

VAN DIJK, TEUN A. How Globo media manipulated the impeachment of Brazilian President Dilma Rousseff. Discourse & Communication, v. 11, n. 2, p. 199-229, 2017.

Publicado

2018-04-07

Cómo citar

Lycarião, D., Magalhães, E., & Albuquerque, A. (2018). Noticiero "objetivo" en liquidación: la decadencia del patrón "catch-all" en los medios comerciales. Revista FAMECOS, 25(2), ID28384. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2018.2.28384

Número

Sección

Comunicación política