Análise das mediações do pop-popular do videoclipe Flei

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2018.2.27641

Palavras-chave:

Videoclipe Pós-MTV, Gênero musical, Audiovisual

Resumo

Este artigo propõe uma análise do videoclipe Flei, levando em consideração as articulações entre gênero, gênero musical e plataformas on-line de disponibilização de conteúdos musicais. Acredita-se que para compreender o que é um videoclipe devemos levar em consideração o papel que as novas mediações audiovisuais desempenham em um ambiente onde a grade televisiva já não tem a importância que tinha na era MTV. Assim, buscamos analisar o videoclipe da canção “Flei”, do cantor Daniel Peixoto, apontando como as assinaturas de gênero e gênero musical são articuladas de modo político e estético. A partir do desenvolvimento do arcabouço teórico formado pelos conceitos de videoclipe pós-MTV, mediação, gênero e gêneros musicais chegamos à conclusão de que os videoclipes no atual cenário cultural antes de serem produtos de divulgação de produtos musicais são mediações de performances públicas de gostos associadas aos gêneros musicais.

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Biografia do Autor

Jeder Janotti Junior, Universidade Federal de Pernambuco

Pesquisador bolsa produtividade CNPq, Professor do Programa de Pós-Graduação da UFPE, visiting scholar at McGill University

João André Alcantara, UFPE

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPE

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Publicado

2018-04-07

Como Citar

Janotti Junior, J., & Alcantara, J. A. (2018). Análise das mediações do pop-popular do videoclipe Flei. Revista FAMECOS, 25(2), ID27641. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2018.2.27641

Edição

Seção

Audiovisual