Diário de um consumidor e o consumo de amanhã
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2018.1.27085Palabras clave:
consumo, publicidade, literatura.Resumen
A narrativa literária se materializa em variados formatos, entre eles o diário, no qual o indivíduo enunciador escreve sobre suas vivências cotidianas. Ainda que existam diários lastreados na realidade, como O diário de Anne Frank, histórias ficcionalizadas no formato de diários são frequentes na literatura e, em ambos os casos, podemos estudar, por meio desses relatos, valores da época em que foram escritos. Como em outros estudos, que integram nossa pesquisa sobre aspectos do consumo a partir de obras literárias, vamos investigar aspectos desse fenômeno central e complexo do mundo contemporâneo por meio do conto Semplica girl – Os diários, do escritor norte-americano George Saunders. Para isso, mobilizaremos conceitos da Análise do Discurso de linha francesa, da linguagem publicitária e teorias sobre o consumo (material e simbólico).
Descargas
Citas
ADONIS. Poemas. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
ARISTÓTELES. Tópicos. Coleção os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1987.
BAUMAN, Zygmunt. Vida para consumo – A transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
BENJAMIN, Walter. Passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007.
BETTETINI, Gianfranco. La conversación audiovisual. Barcelona: Cátedra, 1996.
BOURDIEU, Pierre. As regras da arte. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
CANCLINI, Néstor García. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1995.
CARRASCOZA, João Anzanello. Estratégias criativas da publicidade – Consumo e narrativa publicitária. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2015.
______ . Razão e sensibilidade no texto publicitário. São Paulo: Futura, 2005.
GIANNETTI DA FONSECA, Eduardo. O valor do amanhã. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
KAVÁFIS, K. Poemas. Rio de Janeiro: Nova fronteira, 1982.
PERELMAN, Chaim. & OLBRECHTS-TYTECA, Lucie. Tratado da argumentação: a nova retórica. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
ROCHA, Everardo; FRID, Marina; CORBO, William. Paraíso do consumo – Émile Zola, a magia e os grandes magazines. Rio de Janeiro: PUC Rio/Mauad, 2016.
SAUNDERS, George. Dez de dezembro. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.