Mestres do domínio dos outros: narrativa e estilo em Seinfeld

Autores

  • Christian Hugo Pelegrini Instituto de Artes e Design - Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2017.2.25049

Palavras-chave:

Seinfeld, narrativa, estilo

Resumo

O artigo analisa a série Seinfeld e sua ruptura com as convenções de gênero historicamente construídas na TV americana. Para tal, nossa análise observa duas dimensões da estética do programa: a narrativa e a estilística. Do ponto de vista da estética narrativa, indicamos a ruptura com o modelo dramático orientado a um objetivo (ou o “modelo aristotélico”, hegemônico na TV do período). Do ponto de vista estilístico, consideramos o quanto a crescente adoção de práticas de produção pouco comuns levou à constituição de um sitcom híbrido entre o multicâmera e os programas de câmera única.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Christian Hugo Pelegrini, Instituto de Artes e Design - Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutor em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), professor Adjunto do curso de Cinema e Audiovisual do Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora (IAD-UFJF).

Referências

ACKERMAN, Andy: entrevista (parte 2) [Nov. 2007]. Entrevistadora: Jenny Matz. Los Angeles: The Television Academy Foundation, 2007. Disponível em: http://www.emmytvlegends.org/interviews/people/andy-ackerman# Acesso em: 14 nov. 2015.

BERCIANO, Rosa. La Comédia Enlatada: De Lucille Ball a Los Simpsons. Barcelona, Editorial Gedisa, 1999.

CHERONES. Tom: entrevista (parte 2) [Jun. 2011]. Entrevistadora: Amy Harrington. Los Angeles: The Television Academy Foundation, 2011. Disponível em: http://www.emmytvlegends.org/interviews/people/tom-cherones# Acesso em: 12 nov. 2015.

KRUTNIK, Frank “A Spanner in the Works? Genre, Narrative and the Hollywood Comedian”. In: KARNICK, Kristine B.; JENKINS, Henry. Classical Hollywood Comedy. New York: Routledge, 1995a.

LACEY, Nick. Narrative and Genre: Key concepts in media studies. New York: Palgrave, 2000.

LEVINE, Josh. Pretty, Pretty, Pretty Good: Larry David and the Making of Seinfeld and Curb Your Enthusiasm (Kindle Edition). Toronto: ECW Press, 2010.

MARC, David. Origins of the genre: in search of the radio sitcom. In: DALTON, Mary; LINDEN, Laura. The sitcom reader: america viewed and skewed. New York: State University of New York Press, 2005.

MILLS, Brett. The Sitcom. Edinburgh: Edinburgh University Press Inc., 2009.

MINTZ, Rick. The Great TV Sitcom Book. New York: Richard Marek Publishers, 1988.

MORREALE, Joanne. Critiquing the sitcom: A Reader. New York: Syracuse University Press, 2003.

PALLOTINI, Renata. Introdução à dramaturgia. São Paulo: Editora Ártica, 1988.

PELEGRINI, Christian H. Sujeito Engraçado: a produção de comicidade pela instância de enunciação em Arrested Development. 2014. 259 f. Tese (Doutorado em Meios e Processos Audiovisuais), Escola de Comunicação e Artes, USP, São Paulo, 2014.

ROUBINE, Jean Jacques. Introdução às Grandes Teorias do Teatro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

SEINFELD SEASONS 1 – 9. Direção: Ackerman Andy. SONY PICTURES – SONY, 1989 - 2008.

SMITH, Greg M. Ploting a Show About Nothing: Patterns of Narration on Seinfeld. Creative Screenwriting, v. 2, n. 3, p. 82–90, 1995.

THOMPSON, Kristin. Story telling in Film and Television. Cambridge, Harvard University Press, 2003.

Downloads

Publicado

2017-03-24

Como Citar

Pelegrini, C. H. (2017). Mestres do domínio dos outros: narrativa e estilo em Seinfeld. Revista FAMECOS, 24(2), ID25049. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2017.2.25049

Edição

Seção

Televisão