Fim da televisão?

Autores

  • Arlindo Machado Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2011.1.8799

Palavras-chave:

Lost, narrativa transmídia, televisão pós-network

Resumo

As audiências televisivas estão se tornando cada vez mais fragmentadas, dividindo seu tempo entre miríades de possibilidades de mídias, canais e plataformas. Nas últimas décadas, os consumidores de TV migraram para conteúdos mais especializados e voltados para nichos, através da oferta de multicanais e também da crescente disponibilidade de programas on demand, autoprogramação e dispositivos de busca. Por outro lado, as audiências estão se tornando cada vez mais “ativas”, interagindo com a televisão através dos sites de fãs, recursos para “baixar” programas, técnicas de spoiling (estragar os programas) e movimentos de comunidades em rede. O artigo visa analisar a experiência da série americana Lost, como um produto que introduz a televisão em uma era pós-network.

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Biografia do Autor

Arlindo Machado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Professor nos Programas de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Referências

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Como Citar

Machado, A. (2011). Fim da televisão?. Revista FAMECOS, 18(1), 86–97. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2011.1.8799

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