Serene Velocity no panorama da arte minimalista
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2018.3.30307Keywords:
Cinema experimental, Cinema Estrutural, Arte minimalista, Frank StellaAbstract
No presente artigo analisa-se o filme Serene Velocity (1970), de Ernie Gehr, objetivando-se compreender os modos como apropria e reinventa um conjunto de determinados parâmetros das artes plásticas inusuais no cinema, em uma singular aproximação com o modernismo autorreflexivo das artes visuais e o minimalismo. Propomos assim uma análise formal comparativa do filme com obras e conceitos da escultura minimalista e da pintura modernista de Frank Stella. Entre os principais pontos de contato entre essas tendências artísticas contemporâneas e Serene Velocity encontra-se não somente aqueles mais evidentes, como a simplicidade e proeminência das formas, e a busca pela unidade e regularidade espacial, como também o modo de composição não relacional e serial, a construção autorreflexiva e anti ilusionista, e o deslocamento da ênfase nos significados advindos de um espaço psicológico interior para a própria atividade do espectador no desdobramento perceptivo e de sua compreensão dos elementos convencionados.
Downloads
References
AUMONT, Jacques. O olho interminável: cinema e pintura. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
BOCHNER, Mel. Arte serial, sistemas, solipsismo. In: FERREIRA, Glória; COTRIM, Cecília (orgs.). Escritos de artistas: anos 60/70. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006. p. 169-175.
BRAKHAGE, Stan. Metáforas da visão. In: XAVIER, Ismail (org.), A experiência do cine¬ma. São Paulo: Graal, 2008. p. 341-352.
CARROLL, Nöel. Film in the Age of Postmodernism. Interpreting the Moving Image. Cambridge: Cambridge University Press, 1998. p. 300-332.
______. Philosophizing Through the Moving Image: The Case of Serene Velocity. Journal of Aesthetics and Art Criticism, v. 1, n. 64, p. 173-85, 2006.
ELDER, R. Bruce. The structural film: ruptures and continuities in avant-garde art. In: HOPKINS, David. (org.) Neo avant-garde. Nova York: Rodopi, 2006. p. 119-142.
FRIED, Michael. Shape as Form: Frank Stella’s Irregular Polygons. Art and Objecthood: Essays and Reviews. Chicago/ Londres: University of Chicago Press, 1998. p. 77-99.
______. Three American Painters: Kenneth Nolland, Jules Olitski, Frank Stella. Art and Objecthood: Essays and Reviews. Chicago/ Londres: University of Chicago Press, 1998. p. 213-265.
GEHR, Ernie. Notas para uma exibição no MoMA (1971). In: DUARTE, Theo; MOURÃO, Patrícia (orgs.), Cinema estrutural. São Paulo: Aroeira, 2015. p. 116-119.
______; MACDONALD, Scott. Ernie Gehr. In: MACDONALD, Scott. A Critical Cinema 5: Interviews with Independent Filmmak¬ers. Berkeley: University of California Press, 2006. p. 358-404.
______; MEKAS, Jonas. Ernie Gehr interviewed by Jonas Mekas, March 24, 1971. Film Culture, n. 53–55, p. 28-30, primavera, 1972.
JUDD, Donald. Questões para Stella e Judd. In: FERREIRA, Glória; COTRIM, Cecília (orgs.). Escritos de artistas: anos 60/70. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006. p. 122-138.
KRAUSS, Rosalind. A Voyage on the North Sea: Art in the Age of the Post-Medium Condition. Londres: Thames & Hudson, 2000.
______. Caminhos da escultura moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
MACDONALD, Scott. Ernie Gehr: Serene Velocity. Avant-Garde Film: Motion Studies. Cambridge: Cambridge University Press, 1993. p. 37-44.
MORRIS, Robert. Notes on Sculpture. In: BATTCOCK, Gregory (org.) Minimal Art: A Critical Anthology. Nova York: E.P. Dutton, 1968. p. 222-235.
PEREZ, Gilberto. Fantasmas da cidade. In: DUARTE, Theo; MOURÃO, Patrícia (orgs.), Cinema estrutural. São Paulo: Aroeira, 2015. p. 120-133.
SHARITS, Paul. Palavras por página. In: DUARTE, Theo; MOURÃO, Patrícia (orgs.), Cinema estrutural. São Paulo: Aroeira, 2015. p. 156-169.
SITNEY, P. Adams. Ernie Gehr and the Axis of Primary Thought. Eyes Upside Down: Visionary Filmmakers and the Heritage of Emerson. Nova York: Oxford Press, 2008. p. 197-219.
______. O cinema estrutural. In: DUARTE, Theo; MOURÃO, Patrícia (orgs.), Cinema estrutural. São Paulo: Aroeira, 2015. p. 10-38.
WOLLHEIM, Richard. Minimal Art. In: BATTCOCK, Gregory (org.) Minimal Art: A Critical Anthology. Nova York: E. P. Dutton, 1968. p. 387-399.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright
The submission of originals to Revista Famecos implies the transfer by the authors of the right for publication. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication. If the authors wish to include the same data into another publication, they must cite Revista Famecos as the site of original publication.
Creative Commons License
Except where otherwise specified, material published in this journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International license, which allows unrestricted use, distribution and reproduction in any medium, provided the original publication is correctly cited.