Imagem cinematográfica e pensamento: imagem-afeção na confluência das teorias de Peirce e Deleuze

Autores

  • Maria Ogécia Drigo Universidade de Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2018.2.27989

Palavras-chave:

Deleuze/Peirce, imagem cinematográfica, pensamento

Resumo

Este artigo apresenta resultados de pesquisa, que trata da relação entre pensamento e imagem cinematográfica, considerando-se as teorias elaboradas por Gilles Deleuze, na confluência com as de Charles Sanders Peirce. Entre as modalidades de imagem-movimento, conceito desenvolvido por Deleuze no livro A Imagem-movimento Cinema 1, neste artigo, prioriza-se a imagem-afeção. Com o propósito de compreender tal conceito e explicitar o papel deste no pensamento, trata-se, em linhas gerais, do conceito de imagem-movimento e de suas divisões, mas acopladas às categorias fenomenológicas peirceanas; em seguida, classifica-se a imagem-afeção, a partir de definições e da taxionomia advindas da gramática especulativa, um dos ramos da semiótica ou lógica desenvolvida por Peirce, destacando-se os diversos tipos de ícone. A importância deste artigo está em colocar em evidência o potencial das teorias peirceanas, que fluem com as deleuzeanas, para a compreensão do pensamento, ou de imagens em movimento.

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Biografia do Autor

Maria Ogécia Drigo, Universidade de Sorocaba

Docente e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba. Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP e pós-doutora pela ECA/USP.

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Publicado

2018-04-07

Como Citar

Drigo, M. O. (2018). Imagem cinematográfica e pensamento: imagem-afeção na confluência das teorias de Peirce e Deleuze. Revista FAMECOS, 25(2), ID27989. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2018.2.27989

Edição

Seção

Cinema