Authorial gesture: guarantor for significant experiences in the teaching of advertising creation

Authors

  • Fábio Hansen Universidade Federal do Paraná | UFPR
  • Rodrigo Stéfani Correa Universidade Federal de Pernambuco | UFPE
  • Juliana Petermann Universidade Federal de Santa Maria | UFSM

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2017.3.25999

Keywords:

Teaching, Advertising design, Authorship

Abstract

In this article, portion of a longitudinal study supported by MCTI/CNPq and accomplished in partnership between institutions among UFPR, UFPE and UFSM, we thought about possible strategies for significant experiences in the teaching of advertising design: narratives of itself, estrangement of the market practices in advertising, repertoire formation, playfulness, personalization. Leaving of a discursive conception, of orientation pecheut’s, we operated theoretically with the authorship concepts and of discursive place. Therefore, it is under the aegis of such notions that we agglutinated the discussions concerning reconfigurations in the teaching of advertising design, in the instance of the subject of knowledge (teacher and student). We defended that the educational practice provides learning situations for slidings of senses and for the student’s insert in the discursive game, securing significant experiences through the authorial gesture.

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Author Biographies

Fábio Hansen, Universidade Federal do Paraná | UFPR

Publicitário, Doutor em Letras pela UFRGS. Professor no Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM UFPR) na linha de pesquisa Comunicação, Educação e Formações Socioculturais. Autor do livro (In)verdades sobre os profissionais de criação: poder, desejo, imaginação e autoria. Pesquisador nos Grupos de Pesquisa certificados no CNPq: Ensino Superior de Publicidade e Propaganda e Estudos sobre Comunicação, Consumo e Sociedade.

Rodrigo Stéfani Correa, Universidade Federal de Pernambuco | UFPE

Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, atua como Professor no Departamento de Comunicação Social da UFPE, onde pesquisa em duas áreas distintas: Processos Criativos e Estudos de Mercado. Mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina e membro pesquisador do grupo de pesquisa CNPq/UFPE - Publicidade nas Novas Mídias, com publicação do Livro Propaganda Digital e líder do Grupo de Pesquisa Ensino Superior de Publicidade e Propaganda. Experiência profissional no campo da Comunicação Digital e Linguagem Publicitária Multimídia. Graduado em Publicidade (UNOESTE) e Especialista em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

Juliana Petermann, Universidade Federal de Santa Maria | UFSM

Atualmente é professora no Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM e Professora no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (Poscom UFSM). Possui graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Santa Maria (2003), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Santa Maria (2006), doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Atua principalmente nos seguintes temas: criação publicitária, marcas e seus discursos, estratégias de significação, análise do discurso verbal e não-verbal, gêneros do discurso.

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Published

2017-08-01

How to Cite

Hansen, F., Correa, R. S., & Petermann, J. (2017). Authorial gesture: guarantor for significant experiences in the teaching of advertising creation. Revista FAMECOS, 24(3), ID25999. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2017.3.25999

Issue

Section

Advertising and Marketing