Entrevista com João Canavilhas: “Provedores de internet e empresas de tecnologia, que também lucram com a notícia, deveriam ajudar a financiá-la.”

Autores

  • Patrícia Pivoto Specht Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2015.3.21331

Palavras-chave:

João Canavilhas, Webjornalismo, Interatividade

Resumo

Nesta entrevista, feita por skype, o pesquisador português João Canavilhas
fala sobre a evolução das principais características do webjornalismo, a hipertextualidade, a multimidialidade e a interatividade, e diz que a última se desenvolve de forma mais lenta. Além disso, faz considerações sobre o seu conceito de pirâmide deitada e acredita que o leitor, diante da oferta excessiva de conteúdo, precisa que jornalistas e algoritmos lhe ofereçam uma seleção de informações. Também propõe um modelo de negócio para o combalido sistema jornalístico, baseado em compra de notícia por unidade informativa e com a colaboração dos provedores de internet e empresas de tecnologia, que lucram indiretamente com a notícia. 

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Biografia do Autor

Patrícia Pivoto Specht, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PPGCOM) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

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Publicado

2015-07-14

Como Citar

Specht, P. P. (2015). Entrevista com João Canavilhas: “Provedores de internet e empresas de tecnologia, que também lucram com a notícia, deveriam ajudar a financiá-la.”. Revista FAMECOS, 22(3), 215–227. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2015.3.21331

Edição

Seção

Entrevista