Viagem a Shenzhen: construção discursiva na obra de Guy Delisle
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2011.2.9465Palavras-chave:
Análise do discurso, histórias em quadrinhos, Guy Delisle.Resumo
O presente artigo analisa, a partir de percepções desenvolvidas pela Análise do Discurso, o álbum Shenzhen, do canadense Guy Delisle. O livro é estruturado como um relato de viagens do quadrinista e animador à China, com impressões e opiniões sobre a cidade e sua cultura. Para análise da enunciação discursiva, são tomados os conceitos de produção do efeito de real (Barthes), estudo da cenografia (Maingueneau) e análise do contrato de leitura (Verón). Este trabalho estuda a formação de estereótipos, como o do exotismo e o da indústria de produção massiva de pouca qualidade, além da construção das instâncias discursivas apresentadas.Downloads
Referências
AUMONT, Jacques. As teorias dos cineastas. Campinas: Papirus, 2004.
BARTHES, Roland. Introdução a análise estrutural da narrativa. In:. BARTHES, Roland et al. Análise estrutural da narrativa. Petrópolis: Vozes, 1977.
______. O efeito de real. In: BARTHES, Roland. O rumor da língua. Lisboa: Edições 70, 1984.
DELISLE, Guy. Shenzhen. Uma viagem à China. São Paulo: Zarabatana Books, 2009.
ECO, Umberto. Seis passeios pelo bosque da ficção. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 2010.
FRESNAULT-DERUELLE, Pierre. Du linéaire au tabulaire. Communications – La bande dessinée et son discours – École dês Hautes Études en Sciences Sociales, Paris, n. 24, p. 7-23, 1976.
MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos de comunicação. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
______. O contexto da obra literária. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
MCCLOUD, Scott. Desvendando os quadrinhos. São Paulo: M. Books, 2005.
MESKIN, Aaron. Defining Comics? Journal of Aesthetics and Art Criticism, v. 65, n. 4, out. 2007.
SANTAELLA, Lucia. A teoria geral dos signos. Como as linguagens significam ascoisas. São Paulo: Pioneira, 2000.
VERÓN, Eliseo. El análisis del “Contrato de Lectura”, un nuevo método para los estudios de posicionamiento de los soportes de los media. In: Les Medias: Experiences, recherches actuelles, aplications. Paris: IREP, 1985.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.