Entre o telejornal e a recepção: a construção do posicionamento discursivo do Jornal da Record
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2011.1.8804Palavras-chave:
Posicionamento discursivo, enunciação, telejornalResumo
Este trabalho propõe, inicialmente, uma aproximação entre abordagens inscritas no âmbito da análise do discurso, em especial, metodologias baseadas no dispositivo de enunciação que dão relevância ao reconhecimento ou a recepção. São explorados conceitos que ajudam articular a noção de posicionamento discursivo e, em seguida, é realizada uma análise do Jornal da Record, a partir de um corpus extraído ao longo de uma semana, de agosto de 2007. A atenção é centrada no Jornal da Record, no entanto, a análise leva também em consideração o Jornal Nacional, referência do horário nobre da televisão aberta brasileira. Mesmo produzindo uma análise comparada, o intuito do referido trabalho é de buscar as especificidades que caracterizam o posicionamento discursivo do Jornal da Record a partir, sobretudo, de suas propostas de fidelização com seu público.Downloads
Referências
ARISTÓTELES. Retórica das paixões. Trad. Isis Borges B. da Fonseca. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. Trad. Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 10. ed. São Paulo: Hucitec, 2002.
BENVENISTE, Émile. Problemas de linguística geral II. Campinas: Pontes, 1989.
CHARAUDEAU, Patrick; MAINGUENEAU, Dominique. Dicionário de análise do discurso. São Paulo: Contexto, 2004.
FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança social. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.
FERREIRA, Giovandro Marcus. Uma proposta metodológica para o estudo da imprensa a partir das mutações na problemática da análise do discurso. Revista de Economía Política de las Tecnologías de la Información y Comunicación.
v. VIII, n. 1, jan./abr. 2006.
______. O discurso jornalístico numa perspectiva histórica. In: BARBOSA, Marialva (Org.) Estudos de Jornalismo I. São Paulo: Intercom, 2001.
______. O posicionamento discursivo de “A Gazeta” e “A Tribuna” (Vitoria-ES/Brasil): uma explicação para entender a evolução de suas tiragens. 1997. Disponível em: http://www.eca.usp.br/alaic/gt6.htm
FLOCH, Jean-Marie. Sémiotique, marketing et communication. Sous les signes, les stratégies. Paris: Presses Universitaires de France, 1990.
______. Le changement de formule d’un quotidien approche d’une double exigence: la modernité du discours et la fidélité du lectorat. In: Les Medias – Expériences recherches actuelles applications. Paris: IREP, 1985.
FONNET, Laurent. La programmation d’une chaîne de télévision. Paris: Dixit, 2003.
GOFFMAN, Erving. Les cadres de l ́expérience. Paris: Les Éditions de Minuit, 1991 [1974].
GREIMAS, Algirdas J. Semântica Estrutural. São Paulo: Cultrix, 1976.
JOST, François. Comprendre la télévision. Paris: Armand Colin, 2005.
______. Introduction à l’analyse de la télévision. Paris: Elipses 2004.
______. La promesse des genres. Réseaux, Paris, v. 15, n. 81, p. 11-31, 1997.
MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos de comunicação. São Paulo: Cortez, 2001.
QUÉRÉ, Louis. Les “dispositifs de confiance” dans l’espace public. Reseaux, n. 132, Paris: FTR&D Lavoisier, 2005.
RICOUER, Paul. Les références du langage. In: RICOUER, Paul. Anthologie. Paris: Seuil, 2007.
SAMPAIO, Adriano de Oliveira. A construção do posicionamento discursivo no telejornalismo: um estudo comparativo das estratégias discursivas dos telejornais Jornal Nacional e Jornal da Record. 2009. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas) – Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2009.
SEMPRINI, Andrea. A marca pós-moderna. Poder e fragilidade da marca na sociedade contemporânea. São Paulo: Estação das Letras, 2006.
______. CNN et la mondialisation de l’imaginaire. Paris: CNRS, 2000.
______. Analyser la communication. Comment analyser les images, les médias, la publicité. Paris: L’Harmattan, 1996.
______. El marketing de la marca. Una aproximación semiótica. Barcelona: Paidós, 1992.
TAVOLARO, Douglas. O Bispo. A história revelada de Edir Macedo. São Paulo: Larousse do Brasil, 2007.
VERÓN, Eliseo. L’analyse du “contrat de lecture”: une nouvele methode pour les etudes de positionnement des supports presse. Paris: IREP, 1985.
______. Il est là, je le vois, il me parle. Communications, Paris, n. 38, p. 98-120, 1983.
VERÓN, Eliseo; FOUQUIER, Eric. Les spectacles scientifiques télévisés – Figure de la production et de de la réception. Paris: La Documentation Française, 1986.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.