Entre o telejornal e a recepção: a construção do posicionamento discursivo do Jornal da Record

Autores

  • Giovandro Marcus Ferreira Universidade Federal da Bahia
  • Adriano de Oliveira Sampaio Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2011.1.8804

Palavras-chave:

Posicionamento discursivo, enunciação, telejornal

Resumo

Este trabalho propõe, inicialmente, uma aproximação entre abordagens inscritas no âmbito da análise do discurso, em especial, metodologias baseadas no dispositivo de enunciação que dão relevância ao reconhecimento ou a recepção. São explorados conceitos que ajudam articular a noção de posicionamento discursivo e, em seguida, é realizada uma análise do Jornal da Record, a partir de um corpus extraído ao longo de uma semana, de agosto de 2007. A atenção é centrada no Jornal da Record, no entanto, a análise leva também em consideração o Jornal Nacional, referência do horário nobre da televisão aberta brasileira. Mesmo produzindo uma análise comparada, o intuito do referido trabalho é de buscar as especificidades que caracterizam o posicionamento discursivo do Jornal da Record a partir, sobretudo, de suas propostas de fidelização com seu público.

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Biografia do Autor

Giovandro Marcus Ferreira, Universidade Federal da Bahia

Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Bahia.

Adriano de Oliveira Sampaio, Universidade Federal da Bahia

Professor da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia.

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Como Citar

Ferreira, G. M., & Sampaio, A. de O. (2011). Entre o telejornal e a recepção: a construção do posicionamento discursivo do Jornal da Record. Revista FAMECOS, 18(1), 163–179. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2011.1.8804