O jornalismo de economia e a ditadura militar no Brasil: impulso e desenvolvimento
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2010.2.7539Palavras-chave:
Jornalismo de economia, Ditadura Militar, desenvolvimentoResumo
Este artigo aborda o jornalismo de economia no período da ditadura militar no Brasil a partir das seguintes questões: Como esse jornalismo estava situado dentro do contexto do regime militar? Por que conseguiu se desenvolver nesse período? Levantamento bibliográfico e relatos de jornalistas de referência, que atuaram na área, ajudam a traçar a trajetória dessa cobertura nessa fase. Esta abordagem faz parte de uma pesquisa mais ampla – sobre o jornalismo de economia no final do século XX – que resultou em uma tese defendida no Doutorado de Comunicação e Cultura da UFRJ em fevereiro de 2009.Downloads
Referências
ABREU, Alzira. Jornalistas e editorias de economia. In: X Compós, 2001, Brasília. Anais do X Encontro Anual da Compós. Brasília: UNB, 2001. Disponível em:
www.facom.ufba.br/pos/compos_gtjornalismo/home_2001.htm Acesso em: 25 set. 2003.
_____. Jornalistas e jornalismo econômico na transição democrática. In: ABREU, Alzira A. de; LATTMAN-WELTMAN, Fernando; KORNIS, Mônica Almeida (Orgs.). Mídia e Política no Brasil – jornalismo e ficção. Rio de Janeiro: FGV, 2003.
ABREU, Alzira A.; LATTMAN-WELTMAN, Fernando. Uma instituição ausente nos estudos de transição: a mídia brasileira. In: ABREU, Alzira A. de (org). A democratização
no Brasil – atores e contextos. Rio de Janeiro: FGV, 2006.
ALONSO, José Antônio Martínez. Dicionário de História do mundo contemporâneo. Espírito Santo: Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo, 2000.
BAHIA, Juarez. Jornal, história e técnica: história da imprensa brasileira. v. I. São Paulo: Ática S.A., 1990.
CARVALHO, Samantha V. C. B. R. Internacionalização da mídia brasileira: a trajetória da Gazeta Mercantil. 2001. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Faculdade de Comunicação Social, UMESP, São Paulo, 2001.
KUCINSKI, Bernardo. Jornalismo econômico. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2000.
LENE, Hérica. O jornalismo econômico ontem e hoje: resgate histórico de sua expansão no Brasil. In: II Alcar, 2004, Florianópolis. Anais do Encontro Nacional da Rede Alfredo de Carvalho. Florianópolis: UFSC, 2004.
LOUREIRO, Maria Rita. Os economistas no governo – gestão econômica e democracia. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1997.
MENDONÇA, Sônia Regina de; FONTES, Virgínia Maria. História do Brasil Recente – 1964-1992. 3 ed. São Paulo: Ática, 1994.
NASSIF, Luís. O cruzado – por dentro do choque. São Paulo: Livraria Cultura Editoria, 1986.
QUINTÃO, Aylê-Salassiê Figueiras. O jornalismo econômico no Brasil depois de 1964. Rio de Janeiro: Agir, 1987.
RAMADAN, Nancy Nuyen Ali. Jornalismo econômico de prestação de serviços e instituições financeiras: uma revisão
necessária. 1995. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Escola de Comunicações e Artes, USP, São Paulo, 1995.
RIBEIRO, Ana Paula Goulart. Imprensa e história no Rio de Janeiro dos anos 50. Rio de Janeiro: E-papers, 2007.
SANDRONI, Paulo. Dicionário de Economia do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2005.
TASCHNER, Gisela. Folhas ao vento – análise de um conglomerado jornalístico no Brasil. Rio de Janeiro:Paz e Terra, 1992.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.