O papel dos sistemas digitais de televisão na economia do conhecimento

Autores

  • Maria José Baldessar Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Kamil Giglio Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2010.1.6878

Palavras-chave:

Economia do conhecimento, TV digital, indústria cultural

Resumo

Este artigo busca analisar as características do conhecimento, como fator de produção econômica, relacionando-o com a cultura e a comunicação disseminados pelas tecnologias da informação e comunicação (TICs). As constantes mudanças ocorridas dentro da sociedade, do sistema e da lógica de produção capitalista, a partir do incremento tecnológico, tornaram o conhecimento uma peça chave na “nova economia”. Considerado como a principal força de produção, o conhecimento foi incorporado a esta lógica, criando-se um ciclo similar ao da produção de um bem. Partindo-se do pressuposto de que o conhecimento é uma força de produção dividida em etapas, o presente trabalho terá como foco a fase da disseminação do conhecimento, com ênfase em modelos de TV digitais.

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Biografia do Autor

Maria José Baldessar, Universidade Federal de Santa Catarina.

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo e Mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina.

Kamil Giglio, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidde Federal de Santa Catarina.

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Como Citar

Baldessar, M. J., & Giglio, K. (2010). O papel dos sistemas digitais de televisão na economia do conhecimento. Revista FAMECOS, 17(1), 46–53. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2010.1.6878

Edição

Seção

Pesquisa em Televisão