Jornalismo on-line no Brasil: reflexões sobre perfil do profissional multimídia

  • Thaís de Mendonça Jorge Universidade de Brasília
  • Fábio Henrique Pereira Universidade de Brasília
Palavras-chave: Jornalista multimídia, jornalismo on-line, ensino do jornalismo

Resumo

Este trabalho visa contextualizar a emergência dos recursos multimidiáticos no jornalismo, explorar seu significado para a cultura profissional, as rotinas produtivas e o ambiente de trabalho. Fazemos uma reflexão sobre como todos esses elementos estão mudando o panorama das mídias contemporâneas, em especial o perfil do jornalista. Enquanto procuramos estabelecer uma moldura conceitual para os fenômenos, provemos uma síntese dos debates que estão sendo realizados neste momento no mundo. Buscamos ainda guiar a discussão para o currículo dos cursos de Jornalismo e as novas competências que se exigem dos profissionais. Entendemos assim que há necessidade de um consenso mínimo entre os atores direta ou indiretamente envolvidos com o processo de produção noticiosa, em um cenário de computadorização, digitalização e convergência das organizações jornalísticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaís de Mendonça Jorge, Universidade de Brasília
Doutora em Comunicação pela Universidade de Brasília.
Fábio Henrique Pereira, Universidade de Brasília
Doutor em Comunicação pela Universidade de Brasília.

Referências

CANAVILHAS, João Manuel Messias. Do jornalismo online ao webjornalismo: formação para mudança. Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação, 2006. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/ canavilhas-joaojornalismo-online-webjornalismo.pdf Acesso em: 22 jun. 2009.

DÍAZ NOCI, Javier. La escritura digital. Hipertexto y construcción del discurso informativo en el periodismo electrónico. Bilbao: Universidad del País Vasco, 2001.

DÍAZ NOCI, Javier; SALAVERRÍA ALIAGA, Ramon. (Coords.) Manual de redacción ciberperiodística. Barcelona: Ariel, 2003.

DEUZE, Mark. ‘What is Multimedia Journalism?’ Journalism Studies, v. 5, p.139-152. Disponível em: http://convergence.journalism.indiana,.edu/media/documents/Convergence/DeuzeMultimedia.JS.pdf Acesso em: 26 jun. 2009.

DIMENSTEIN, Gilberto. Você compraria uma máquina de escrever? Folha de S. Paulo, 30. set. 2007.

FERREIRA, Aurelio Buarque de Holanda. Novo dicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.

GARCÍA MÁRQUEZ, Gabriel. A melhor profissão do mundo. Caros Amigos, p. 46, abr. 1997.

HUANG, Edgar; DAVISON, Karen; SHREVE, Stefanie; DAVIS, Twila; BETTENDORF, Elizabeth. NAIR, Anita. Facing the Challenges of Convergence: Medias Professionals Concerns of Working Across Media Platforms. Convergence: The International Journal of Research into New Media Technologies, v. 12, p. 83-98, 2006.

JORGE, Thais Mendonça. A notícia em mutação. Estudo sobre o relato noticioso no jornalismo digital. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade de Brasília, 2007.

MACKINNON, Rebecca. Teaching multimedia journalism: online resources – many of them free of charge – are used as the textbooks for training the next generation of journalists. Nieman Reports, p. 93-96, primavera 2008.

PEREIRA, Fabio Henrique. O jornalista sentado e a produção da notícia on-line no Correioweb. Revista em Questão, Porto Alegre, v. 10, n. 1, p. 95-108, 2004.

ROUSH, Chris. Moving the classroom into the newsroom: the Anniston Star’s creative model for partnership between news outlets and educational institutions. American Journalism Review, p. 42-48, fev/mar. 2009.

SCHIARETTA, T. Qualidade editorial em um mercado multimídia. In: Seminário Internacional Imprensa Multimídia/ as redações de terceira geração. Brasília, 2006.

TORRES, Elvira; AMÉRIGO, Maria Pou. Características de la comunicación digital. In: DÍAZ NOCI, J.; SALAVERRÍA, R. (coords.). Manual de redacción ciberperiodística. Barcelona: Ariel, 2003.

Como Citar
Jorge, T. de M., & Pereira, F. H. (2009). Jornalismo on-line no Brasil: reflexões sobre perfil do profissional multimídia. Revista FAMECOS, 16(40), 57-62. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2009.40.6318
Seção
Múltiplos Espaços