Parâmetros do sistema artístico e cultural no jornal Diário do Sul (1986-1988): a centralidade da economia na cobertura de cultura

  • Cida Golin Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ana Gruszynski Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Jornalismo cultural, diário do Sul, Gazeta Mercantil

Resumo

O artigo discute os parâmetros da representação do sistema artístico e cultural propostos pelo jornal Diário do Sul, periódico do grupo Gazeta Mercantil, que circulou entre 1986 e 1988 no Rio Grande do Sul. Dentre os parâmetros, destaca a centralidade da economia na cobertura de arte e cultura. Apresenta um recorte dos resultados da pesquisa Jornalismo e representação do sistema artístico-cultural nos anos 80: um estudo do Jornal Diário do Sul (Porto Alegre, 1986 - 1988), realizada com base em análise de conteúdo e técnicas de história oral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cida Golin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Ana Gruszynski, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2004.

BARBOSA, L. C. [Entrevista]. Entrevista concedida ao grupo de pesquisa do Laboratório Eletrônico de Arte & Design da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em Porto Alegre, 24 nov. 2008.

BAUER, Martin. Análise de conteúdo clássica: uma revisão. In: BAUER, Martin; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2002.

BENHAMOU, Françoise. A economia da cultura. Cotia, São Paulo: Ateliê Editorial, 2007.

BRITTES, Blanca. Breve olhar sobre os anos oitenta. In: GOMES, Paulo (Org.) Artes plásticas no Rio Grande do Sul: uma panorâmica. Porto Alegre: Lahtu Sensu, 2007, p. 136-155.

CHLOË, Salles. Covering the internet: an acculturation strategy for press of record? The Academic track of IJ-6. In: Sixth Conference on Innovation Journalism. May. 2009, Stanford. Disponível em: http://www.innovationjournalism.org/ij6ac/papers/1994/05/covering-internet-acculturation.html Acesso em: 17 jul. 2009.

CONNELL, Ian. Mistaken identities: tabloid and broadsheet news discourse. The Public, v. 5 n. 3, 1998. Disponível em: http://www.javnostthepublic.org/media/datoteke/1998-3-connel.pdf Acesso em: 17 jul. 2009.

CUNHA, Leonardo; FERREIRA, Nísia; MAGALHÃES, Luís. Dilemas do jornalismo cultural brasileiro. Temas: Ensaios de Comunicação, v. 1, n. 1, 2002.

DIAS, Márcia. Os donos da voz. Indústria fonográfica e mundialização da cultura. São Paulo: Boitempo, 2008.

FONSECA, Virginia. Indústria de notícias. Capitalismo e novas tecnologias no jornalismo contemporâneo. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2008.

GAMA, H. [Entrevista]. Entrevista concedida ao grupo de pesquisa do Laboratório Eletrônico de Arte & Design da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em Porto Alegre, 8 dez. 2008.

JANUÁRIO, Marcelo. O olhar superficial: as transformações do jornalismo cultural em São Paulo na passagem para o século XXI. São Paulo. Dissertação de Mestrado. Universidade de São Paulo, 2005.

LENE, Hérica. A crise da Gazeta Mercantil: tradição e ruptura no jornalismo econômico brasileiro. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal Fluminense, 2004.

MALOVIC, Stjepan; VILOVIC, Gordana. Tabloidization Conquers Quality Press. Disponível em: http://soemz.euvfrankfurt-o.de/media-see/qpress/articles/sm_gv.html Acesso em: 17 jul. 2009.

MANUAL DE REDAÇÃO. Porto Alegre: Diário do Sul, s/d.

MARINI, Ana Rita Sant’anna. Diário do Sul: breve trajetória de um jornal porto-alegrense com espírito cosmopolita. Monografia (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2002.

MEIHY, José. Manual de história oral. São Paulo: Ed. Loyola, 1996.

ORTIZ, Renato. A moderna tradição brasileira. São Paulo: Brasiliense, 1988.

ROZADOS, Helen [Entrevista]. Entrevista concedida ao grupo de pesquisa do Laboratório Eletrônico de Arte & Design da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em Porto Alegre, 29 abr. 2009.

RÜDIGER, Francisco. Tendências do jornalismo. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2003.

SIMIS, Anita. Cinema e política cinematográfica. In: BOLAÑO, C.; GOLIN, C.; BRITTOS, V. (Orgs). Economia da arte e da cultura. 2009.

TOLILA, Paul. Cultura e economia: problemas, hipóteses, pistas. São Paulo: Iluminuras/Itaú Cultural, 2007.

THOMPSON, Paul. A voz do passado: história oral. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

TUBAU, Iván. Teoria y pratica del periodismo cultural. Barcelona: ATE/Fontes, 1982.

URBIM, C. [Entrevista]. Entrevista concedida ao grupo de pesquisa do Laboratório Eletrônico de Arte & Design da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em Porto Alegre, 17 jun. 2009.

WEISS, J. [Entrevista]. Entrevista concedida ao grupo de pesquisa do Laboratório Eletrônico de Arte & Design da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em Porto Alegre, 20 mai. 2009

WILLIAMS, Raymond. Cultura. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

WU, Chin-Tao. Privatização da cultura: a intervenção corporativa na arte desde os anos 1980. São Paulo: Boitempo, 2006.

Como Citar
Golin, C., & Gruszynski, A. (2009). Parâmetros do sistema artístico e cultural no jornal Diário do Sul (1986-1988): a centralidade da economia na cobertura de cultura. Revista FAMECOS, 16(40), 36-43. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2009.40.6315
Seção
Comunicação e Cultura