Comunicação e educação: algumas considerações sociológicas
Resumo
Os vínculos entre educação e comunicação são muitos. Proponho apresentar três deles extraídos da literatura sociológica francesa. A comunicação aparece como convidada da sociologia da educação: a) quando a sociologia da educação estuda a comunicação pedagógica entre o professor e os seus alunos e, de modo mais amplo, quando examina as interações entre os diversos atores na sala de aula; b) quando estuda as consequências na organização escolar da forte influência da mídia na sociedade contemporânea e aborda o papel na educação das novas tecnologias da informação e da comunicação; c) enfim, quando estuda a violência escolar pela qual a televisão é frequentemente considerada responsável, do que, em função da sua carga emocional, a mídia não consegue dar conta.
Downloads
Referências
AUGER, Nathalie. La relation médias/société en question: un cas de violence scolaire dans une banlieue de Perpignan. Diversité, 2006.
BARTHÉLÉMY, Fabrice. Journalistes Enseignants: concurrence ou interaction? Paris: l’Harmattan, 2001.
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. Les héritiers: les étudiants et la culture. Paris: Minuit, 1966.
DARMAME, Mohammed. Les violences en milieu scolaire vues par la télévision. In: FRÉMONT, Pierre; BÉVORT, Evelyne. Médias, violence et éducation: l’école face aux discours sur la violence tenus dans les médias. Actes de l’Université de Caen, 5 a 8 de jul., 1999. Paris: CNDP-Clemi, p. 73-86, 2001.
FELOUZIS, Georges. Interactions en classe et réussite scolaire”, una analyse des différences fillesgarçons”. In: Revue Française de Sociologie, 1993. Le Collège au quotidien. Paris: Puf, 1994.
FRIEDMANN, Georges. Enseignement et culture de masse. In: Communication, n. 1, 1961, “L’école et les communications de masse, opinions, documents, débats”. In: Communication, n. 2, 1963.
______. L’école parallèle, Le Monde, 7, 8, 11 e 12 jan., 1966.
______. L’école parallèle, éduquer le consommateur. Le Monde, 11 jan. 1966, p. 10.
HOULLÉ, Rodolph. Les actes de violence recensés par Signa en 2005-2006. In: Notes d’information, n. 30. Direção de Avaliação, da Perspectiva e da Performance. Ministério da Educação Nacional, 2006.
JACQUINOT-DELAUNAY, Geneviève. Les sciences de l’éducation et de la communication en dialogue: à propos des médias et des technologies éducatives. In: Année sociologique, p. 293, 2001.
LAÏB, Nadine. Les actes de violence recensés par Sivis dans les établissements publics du second degré en 2007-2008. In: Note d’information, n. 34, Direção de Avaliação, da Perspectiva e da Performance. Ministério da Educação Nacional, 2008.
______. Nouveau système d’information sur la violence. In: Notes d’information, n. 34. “Les actes de violence recensés par Sivis dans les établissements publics du second degré en 2007-2008. Note d’information, n. 34. Direção de Avaliação, da Perspectiva e da Performance. Ministério da Educação Nacional, p. 2, 2008.
LAURENS, Jean-Paul. A violência escolar, entre mídia e realidade. In: Revista Famecos, Porto Alegre, v. 13, n. 29, p. 77-86, abril de 2006.
______. Sciences et communication: quelques considérations sociologiques. Logos, n. 30, 2009. Disponível em: http://www.logos,uerj.br Acesso em: 5 nov. 2008.
La communication en classe. In: L’evaluation des eleves, de la fabrication de l’excellence à la régulation des aprentissages. Bruxelles: De Boeck, 1998.
MCLUHAN, Marshall. Guerre et paix dans le village planetaire. Paris: Laffont, 1970.
______. Message et massage, un inventaire des effets. Paris: Pauvert, 1968.
______. La galaxie Gutenberg, la gênese de l’homme typographique. Paris: Mame, 1967.
______. Pour comprendre les médias: les prolongements technologiques de l’homme. Paris: Seuil, 1968.
______. De l’oeil à oreille: la nouvelle galaxie. Paris: Denoël-Gonthier, 1977.
PATY, Benjamin. La violence à l’école: étude d’une répresentation sociale comme facteur de stress des enseignants. Reims, 2004.
PERRENOUD, Philippe. Regards sociologiques sur la communication en classe. In: Métier d’éléve et sens du travail scolaire. Paris: Esf, 1994.
PORCHER, Louis. Télévision, culture, éducation. Paris: Colin, 1994.
______. Les médias entre éducation et communication. Paris: Vuibert, 2009.
SIROTA, Régine. L’école primaire au quotidien. Paris: Puf, 1988.
TARDY, Michel. Le professeur et les images. Paris: Puf, 1966.
Violence scolaire: exclusif pour la première fois en France le classement des lycées et collèges les plus dangereux. Le Point, n. 1772, 31 ago. 2006.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.