O sistema de produção de teledramaturgia na RBS TV

Autores

  • Valério Cruz Brittos Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Jéssica do Vale Luz Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2009.39.5852

Palavras-chave:

Economia política da comunicação, mídias audiovisuais, comunicação

Resumo

O artigo apresenta e analisa o processo de produção audiovisual da RBS TV Porto Alegre, emissora-mãe do Grupo RBS, com geração para todo o Rio Grande do Sul. A partir da Economia Política da Comunicação, discutese a evolução histórica deste Núcleo de Programas Especiais e contextualiza-o no mercado televisivo, para isso efetuando levantamento dos vídeos produzidos, revisão bibliográfica, captura de dados junto à emissora e outros agentes e realização de entrevistas com os principais envolvidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valério Cruz Brittos, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Jéssica do Vale Luz, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Graduada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Referências

ALMEIDA FILHO, Hamilton. O ópio do povo: o sonho e a realidade. São Paulo: Símbolo, 1976.

BUSTAMANTE, Enrique. La televisión económica: financiación, estrategias y mercados. Madrid: Gedisa, 1999.

BRITTOS, Valério. Introdução. In: ____ (Org.). Comunicação na fase da multiplicidade da oferta. Porto Alegre: Nova Prova, 2006, p. 13-20.

____; MIGUEL, João. Indústria cultural: conceito, especificidades e atualidade no capitalismo contemporâneo. In: BRITTOS, V.; CABRAL, A (Orgs.). Economia política da comunicação: interfaces brasileiras. Rio de Janeiro: E-papers, 2008, p. 37-56.

CLIC RBS. Programas Especiais. Disponível em: www.clicrbs.com.br Acesso em: 10 de outubro de 2007.

KURTH, Estela. A contribuição das afiliadas na formação das redes nacionais de televisão no Brasil. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

LLOBET, Liliana. La proximidad como factor de valor noticioso y las identidades locales. Eptic On line- Revista Electrónica Internacional de Economía de las Tecnologías de la Información y de la Comunicación, Aracaju, v. 4, n. 2, 2000. Disponível em: http://www.eptic.he.com.br/EPTIC%20IV-2.pdf Acesso em: 10 de setembro de 2007.

LOPES DA SILVA, Manoel. Prefácio. In: BRITTOS, V. (Org.). Comunicação na fase da multiplicidade da oferta. Porto Alegre: Nova Prova, 2006, p. 7-11.

MONTANARI, Hique. Entrevista concedida pelo diretor e roteirista free lancer do Núcleo de Programas Especiais da RBS TV, Porto Alegre. Porto Alegre, 12 out. 2007.

MOSCO, Vicent. Economia política da comunicação: uma perspectiva laboral. Comunicação e sociedade 1-Cadernos do Noroeste, Braga, v. 12, n. 1-2, p. 97-120, 1999.

PERIN, Gilberto. Entrevista concedida pelo diretor geral do Núcleo de Programas Especiais da RBS TV, Porto Alegre. Porto Alegre, 12 out. 2007.

RBS TV. Comercial. Porto Alegre, out. 2007.

SIMÕES, Roberto. Entrevista concedida pelo gerente de programação da RBS TV. Porto Alegre, 21 maio 2007.

STIC. Piso salarial. Disponível em: http://www.stic.com.br/piso_salarial.htm Acesso em: 7 jul. 2007.

Downloads

Publicado

2009-09-22

Como Citar

Brittos, V. C., & Luz, J. do V. (2009). O sistema de produção de teledramaturgia na RBS TV. Revista FAMECOS, 16(39), 119–126. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2009.39.5852

Edição

Seção

Narrativas Midiáticas