Centenário de Belo Horizonte: a comunicação na construção da experiência da cidade
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.1998.8.5467Palavras-chave:
Comunicação, cidades, urbanismoResumo
Belo Horizonte, fundada em 12 de dezembro de 1897, foi uma cidade criada por decreto e projetada por uma comissão construtora para ser a nova capital do estado. Sua construção dentro de um contexto de transformação, marcado pela Proclamação da República e pela tentativa de modernização da economia e da sociedade brasileira, estava ligada ao sentimento e à crise da identidade de Minas.
Downloads
Referências
BARTHES, Roland. O efeito de real. In: O rumor da língua. Trad. Mário Laranjeira. São Paulo: Brasiliense, 1987.
BOSI, Alfredo. O tempo e os ventos. In: NOVAES, Adauto (org). Tempo e História. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
CABRAL, Plínio. Propaganda técnica da comunicação industrial e comercial. São Paulo: Atlas, 1990.
CASTRO, M. C., VAZ, P. B. et al. Folha do tempo, imprensa e cotidiano em Belo Horizonte 1895-1926. Belo Horizonte: UFMG, AMI, PBH, 1997.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.
DEBRAY, Régis. Curso de Midiologia Geral. Petrópolis: Vozes, 1993.
DUTRA, Eliane de F. (Org). BH: Horizontes históricos. Belo Horizonte: C/Arte, 1996.
HOPKINS, Claude. A ciência da propaganda. São Paulo: Cultrix, 1996.
LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos. Trad. Carlos Irineu da Costa. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1994.
MARCUS-STEIFF, J., THERME, J. P. et al. Os mitos da publicidade. Petrópolis: Vozes, 1974.
MOUILLAUD, Maurice. Et al. O Jornal: da forma ao sentido. Trad. Sérgio Grossi Porto. Brasília: Paralelo 15, 1997.
OGILVY, David. A publicidade segundo Ogiloy. São Paulo: Prêmio Editorial, 1985.
PETIT, Francesc. Propaganda ilimitada. São Paulo: Ed. Siciliano, 1992.
QUÊRÊ, Louis. D´um modêle épistémologique de la communication à um modêle praxéologique. In: Reseaux. No 46/47, Paris, CNET/Tekhe, março/junho 1991.
RAMOS, Ricardo. Contato imediato com propaganda. São Paulo: Global, 1987.
RIBEIRO, J., ALDRIGH, V. et at. Tudo que você queria saber sobre propaganda e ninguém teve paciência para explicar. São Paulo: Atlas, 1985.
RODRIGUES, Adriano Duarte. Legitimidade e comunicação. In: Revista de Comunicação e Linguagens, No 15/16, Lisoboa: Edições Cosmos, 1992.
SAMPAIO, Rafael. Propaganda de A a Z: como usar a propaganda para construir marcas de sucesso. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.