Espiral do silêncio

  • Antonio Hohlfeldt Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Comunicação, teorias da comunicação, espiral do silêncio

Resumo

Uma das mais importantes e curiosas linhas do chamado campo das pesquisas em comunicação tem sido desenvolvida, desde 1972, pela alemã Elisabeth Noelle-Neumann. Nascida em 1916, Noelle-Neumann especializou-se em demoscopia, em 1940. A demoscopia é um termo ainda não dicionarizado, salvo em obras especializadas. Trata-se de uma composta: demos (povo) + cópia (translado literal), o que significa pesquisar a opinião do público para torná-la conhecida. Dito de outra forma, a demoscopia é a pesquisa de opinião pública sob organização científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Hohlfeldt, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Professor da Faculdade de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Referências

ASCH, Solomon. Effects of Groups Pressure upon the Modification and Distortion of Judgements. In: Groups, Leaderships and Men. Pittsburg: Carnegie, 1951.

BARROS FILHO, Clóvis. Ética na comunicação da informação no receptor. São Paulo: Moderna, 1995.

BOECKELMANN, F. Formacion y Funciones sociales de la Opinion publica. Barcelona: Gustavo Gilli, 1983.

BRYCE, James. The American Commowealth. New Yorker: 1924.

LUHMAN, Niklas. Politische Planing Aufszate zur Sociologe vou Politik und Verwaintung, Opladen. Westdeutscher Verlag, 1971.

LIPPMANN, Walter. Public Opinion. New Yorker: The Free Press, 1992.

NEWCOMBT, T. Social Psychology. New Yorker: Dryden, 1950.

NOELLE-NEUMANN, Elisabeth. La Espiral de Silencio. Opinion publica: nuestra piel social. Barcelona: Paidós, 1995

______. Return to the Concept of Powerful Mass Media. Studies of Broadcasting: 9. 1973, p. 67-112.

______. Mass Media and social change in developed societies. In: KATZ, E.; SZECSKO, T. (org) Mass Media and Social Change. Beverly Hills:

Sage, 1981, p. 137-165.

RIMMER, Tony.; HOWARD, Mark. Pluralistic igonarance and the Spiral of Silence a test of the role mass media in the spiral of silence hypothesis. Mass Communication Review, 1990.

TARDE, Gabriel, L’Opinion et la Foule, Paris, PUF, 1989.

TICHENOR, Donohue et Olien. Mass media flow and differential growth in knowledge. In: Public Opinion Quarterly, 1970.

SALMON, Charles, T.; KLIEN, F. Gerald. The Spiral of Silence ten years later. In: Political Communication Year-books, SIU Press, 1985-1986, p. 3-30.

SINGLETARY, Michel W.; STONE, Gerald. Communication Theory & Research Application.

WOLF, Mauro. Los Efectos sociales de los Media. Barcelona: Paidós, 1994.

Publicado
2009-06-29
Como Citar
Hohlfeldt, A. (2009). Espiral do silêncio. Revista FAMECOS, 5(8), 36-47. https://doi.org/10.15448/1980-3729.1998.8.5466
Seção
Artigos