A midiologia não é panacéia para nada

Autores

  • Antonio Hohlfeldt Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.1998.9.3005

Palavras-chave:

Comunicação, Midiologia, Mídia

Resumo

A midiologia, assim como proposta por Régis Debray, pode ser pensada enquanto uma filosofia, isto é, um sistema de idéias indagativas a respeito dos sinais – a mídia. Efetivamente, se examinamos o termo, é exatamente esta a idéia que vamos encontrar nele contida: o logos da midiologia referese ao tratado, a um sistema de idéias a respeito de alguma coisa; a midio referida é o conjunto dos meios, ou seja, o conjunto dos diferentes sinais que envolvem a vida humana.

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Biografia do Autor

Antonio Hohlfeldt, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Professor da Faculdade de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Referências

DEBRAY Régis. Curso de Midiologia geral. Petrópolis: Vozes. 1993, p.15.

DEBRAY, Régis. O Estado sedutor. Petrópolis: Vozes. 1994.

SANTAELLA, Lúcia. A cultura das mídias. S.Paulo: Razão Social. 1992.

ENZENSBERGER, Hans Magnus. Mediocridade e loucura e outros ensaios. São Paulo: Àtica. 1995

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Publicado

2008-04-10

Como Citar

Hohlfeldt, A. (2008). A midiologia não é panacéia para nada. Revista FAMECOS, 5(9), 28–31. https://doi.org/10.15448/1980-3729.1998.9.3005

Edição

Seção

Artigos