Procac/ Canoas: comunicação pública e relacionamento com o cidadão

Autores

  • Vera Regina Serezer Gerzson Universidade Federal do Rio Grande do Su
  • Karla Maria Müller Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Comunicação pública, ferramentas de comunicação, estratégias de relacionamento

Resumo

O artigo reflete sobre a sustentabilidade dos relacionamentos das administrações públicas com os cidadãos através de estratégias e instrumentos de comunicação dirigida planejados, executados e avaliados para consolidar a imagem institucional. A partir do relato de práticas desenvolvidas pelo Projeto Comunicação e Atendimento ao Cidadão da Prefeitura Municipal de Canoas - PROCAC/ Canoas -, evidencia-se a importância dos processos comunicacionais na gestão dos relacionamentos públicos e no compromisso com o interesse coletivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera Regina Serezer Gerzson, Universidade Federal do Rio Grande do Su

Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Su

Karla Maria Müller, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Su

Referências

ALMEIDA, Fernando. Os desafios da sustentabilidade: uma ruptura urgente. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

ARGENTI, Paul A. Comunicação empresarial – A construção da identidade, imagem e reputação. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

BRANDÃO, Elisabeth P. Conceito de comunicação pública. In: DUARTE, Jorge (Org.). Comunicação pública: estado, mercado, sociedade e interesse público. São Paulo: Atlas, 2007.

CAMARGOS, Maurício Lara. O comunicador público entre o mar e o rochedo. In: OLIVEIRA, Maria José da Costa (Org). Comunicação pública. Campinas: Editora Alínea, 2004.

CASTRO, Maria Ceres Pimenta Spínola. Dilemas para a constituição do espaço público brasileiro: controvérsias midiáticas. In: MAIA, Rousiley; CASTRO, Maria Ceres Pimenta Spínola (Orgs). Mídia, esfera pública e identidades coletivas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.

DUARTE, Jorge. Comunicação e opinião pública. In: DUARTE, Jorge (Org.). Comunicação pública: estado, mercado, sociedade e interesse público. São Paulo: Atlas, 2007.

FORTES, Waldyr Gutierrez. Relações Públicas – processo, funções, tecnologia e estratégias. São Paulo: Summus, 2003.

IZURIELA, Roberto. La comunicación política en la era del entretenimiento – Un estudio de la comunicación y las Relaciones Públicas para Gobiernos. In: Estrategias de comunicación para gobiernos. Buenos Aires: La Crujía, 2003.

KOTLER, Philip & LEE, Nancy. Marketing no setor público. Porto Alegre: Bookman, 2008.

KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Organizações, cidadania, comunicação e os limites entre as estratégias e a ética. In: MOREIRA, Sonia. BRAGANÇA, Aníbal (Org.). Mídia, ética e sociedade. Belo Horizonte: PUC Minas, 2004.

KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. São Paulo: Summus, 2003.

MENDES, Vera Lúcia Peixoto. Inovação gerencial na administração pública, cidadania e direito dos brasileiros. In: Revista organizações & sociedade. Salvador, UFBA, v. 8, n. 22, 2001. Disponível em: http://www.revistaoes.ufba.br/viewissue.php?id=5#Artigos Acesso em: 25 set. 2007.

NOVELLI, Ana Lucia Coelho Romero. O papel institucional da comunicação pública para o sucesso da governança. In: Organicom: revista brasileira de comunicação organizacional e relações públicas. São Paulo: ECA/ USP, v. 3, n. 4, 2006.

PENTEADO, José Roberto Whitaker. Relações públicas nas empresas modernas. São Paulo: Pioneira, 1993.

Downloads

Como Citar

Gerzson, V. R. S., & Müller, K. M. (2009). Procac/ Canoas: comunicação pública e relacionamento com o cidadão. Revista FAMECOS, 16(38), 62–68. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/5302

Edição

Seção

Relações Sociais e Culturais