Os estudos interculturais e a cabeça do brasileiro

Autores

  • Jacques Alkalai Wainberg Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Comunicação intercultural, mentalidade nacional, marcadores culturais

Resumo

Os estudos impressionistas do passado que visavam descrever o caráter e a identidade dos grupos humanos deram lugar a metodologias cujo objetivo é coletar empiricamente os marcadores culturais dos povos. Desta forma, tais levantamentos visam comparar os grupos humanos e por decorrência viabilizar um grau de eficiência maior nos relacionamentos interculturais que comerciantes e diplomatas entre outros atores globais realizam. Tais estudos intensificaram-se a partir dos anos 70 e o brasileiro tem sido observado, descrito e comparado desde então.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jacques Alkalai Wainberg, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Professor da Faculdade de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Referências

CASTORIADIS, Cornelius. A Instituição Imaginária da Sociedade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.

HARRISON, Lawrence E.; HUNTINGTON, Samuel P. (Org). Culture Matters. Basic Books, 2000.

PRADO JUNIOR, Caio. História Econômica do Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1990.

RIBEIRO, Darcy. Os brasileiros. Petrópolis: Vozes, 1987.

SCHWARTZ, Shalom H. Basic human values: Their content and structure across countries. In: TAMAYO, A.; PORTO, J.B. (Orgs.) Valores e comportamento nas organizações. Petrópolis: Vozes, 2005, p. 21-55.

TAYLOR, Charles. Modern Social Imaginaries. Duke University Press. 2004.

TROMPENAARS, F. & HAMPDEN-TURNER, C. Culture Club: an interview with Fons Trompenaars. In: Business Strategy Review, v. 13, Issue. 1, p. 31-35, 2002.

TROMPENAARS, F & HAMPDEN-TURNER, C. 21 Leaders for the 21st Century . McGraw-Hill, 2001.

USUNIER, Jean Claude & LEE, Julie, LEE, Ann. International Marketing: a Cultural Approach. Prentice Hall, 2005.

Downloads

Como Citar

Wainberg, J. A. (2009). Os estudos interculturais e a cabeça do brasileiro. Revista FAMECOS, 16(38), 51–61. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/5301

Edição

Seção

Relações Sociais e Culturais