A mídia, o sagrado e as imposturas da imagem: implicações semióticas das charges de Maomé

Autores

  • Alberto Klein Universidade Estadual de Londrina
  • Rozinaldo Antônio Miani Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2008.37.4808

Palavras-chave:

Maomé, charge, imagem

Resumo

Este trabalho dedica-se a analisar as implicações semióticas da publicação das charges de Maomé em um jornal dinamarquês em setembro de 2005. Além de descrever os impactos da publicação, que se estenderam até o ano de 2006, são consideradas aqui as dimensões políticas e religiosas da imagem, destacando também aspectos de linguagem próprios da charge. Tomando como aporte teórico os estudos empreendidos pela Escola de Tártu-Moscou, entre outras perspectivas, o artigo se debruça para estudar uma das charges, relacionando-a às posturas iconoclastas próprias da parte Protestante do Ocidente. Assim, a charge é compreendida como um dos elementos simbólicos demarcadores das tensões culturais entre Ocidente Cristão e Oriente Islâmico.

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Biografia do Autor

Alberto Klein, Universidade Estadual de Londrina

Professor do Departamento de Comunicação da Universidade Estadual de Londrina

Rozinaldo Antônio Miani, Universidade Estadual de Londrina

Professor do Departamento de Comunicação da Universidade Estadual de Londrina

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Publicado

2009-01-27

Como Citar

Klein, A., & Miani, R. A. (2009). A mídia, o sagrado e as imposturas da imagem: implicações semióticas das charges de Maomé. Revista FAMECOS, 15(37), 115–120. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2008.37.4808

Edição

Seção

Práticas comunicacionais