Cibercultura, commons e feudalismo informacional

Autores

  • Sérgio Amadeu da Silveira Faculdades Cásper Líbero

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2008.37.4804

Palavras-chave:

Cibercultura, feudalismo informacional, commons

Resumo

A expansão das redes informacionais consolidou os elementos fundamentais da cibercultura, a remixagem e as inúmeras práticas colaborativas. Também fragilizou o copyright e a indústria da intermediação. Explorando este cenário, a seguinte exposição busca identificar as tendências contrapostas no ciberespaço entre o acesso à “cultura livre” e a imposição de uma “cultura da permissão”. Pelas abordagens de Lessig, Smiers e Benkler contextualiza a tensão entre as possibilidades criativas abertas pelas redes e o enrijecimento das regras de propriedade sobre os bens simbólicos. Avalia a proposição de Drahos e Braithwaite sobre a existência de um feudalismo informacional como um dos projetos mais importantes de reconfiguração do desenvolvimento e do controle da ciência e da cultura e quais as conseqüências deste controle. Apresenta como tal tendência convive com o avanço da idéia de commons, uma das mais importantes dimensões da cibercultura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio Amadeu da Silveira, Faculdades Cásper Líbero

Professor da Pós-Graduação da Faculdade Cásper Líbero

Referências

BENKLER, Yochai. The wealth of networks: how social production transforms markets and freedom. New Haven and London: Yale University Press, 2006.

DRAHOS, Peter; BRAITHWAITE, John. Information feudalism: who owns the knowledge economy? New York: The New Press, 2003.

JENKINS, Henry. Convergence Culture: la cultura de la convergencia de los mediso de comunicación. Barcelona: Ediciones Paidós, 2008.

LANDOW, George P. Hipertexto: la convergencia de la teoría crítica contemporánea y la tecnología. Barcelona: Ediciones Paidós, 1995.

LESSIG, Lawrence. Cultura Livre: como a grande mídia usa a tecnologia e a lei para bloquear a cultura e controlar a criatividade. São Paulo: Trama, 2005.

McLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem (Understanding Media). São Paulo: Editora Cultrix, 1986.

PISCITELLI, Alejandro. Ciberculturas 2.0: en la era de las máquinas inteligentes. Buenos Aires: Paidós, 2002.

SMIERS, Joost. Artes sob pressão: promovendo a diversidade cultural na era da globalização. São Paulo: Escrituras Editora : Instituto Pensarte, 2006.

WOLTON, Dominique. Internet e depois? Uma teoria crítica das novas mídias. Porto Alegre: Sulina, 2003.

Downloads

Publicado

2009-01-27

Como Citar

da Silveira, S. A. (2009). Cibercultura, commons e feudalismo informacional. Revista FAMECOS, 15(37), 85–90. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2008.37.4804

Edição

Seção

Dossiê ABCiber