As concepções de público no pensamento industrial cinematográfico

Autores

  • Arthur Autran Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2008.36.4419

Palavras-chave:

Cinema brasileiro, indústria cinematográfica, história do cinema

Resumo

Este artigo examina as concepções de público desenvolvidas entre as décadas de 1920 e 1970 por diretores, produtores e críticos ligados ao cinema brasileiro. Na busca pela compreensão a respeito das possibilidades de industrialização da produção brasileira, esta foi uma das questões que mobilizaram a corporação cinematográfica, posto que entender o público foi visto como uma chave para se fazer filmes que alcançassem boas bilheterias. Da crença no patriotismo do brasileiro, passando pela perspectiva da necessidade de inculcar valores nacionais no povo, até a busca de se compreender quais as preferências culturais dos espectadores, temos um quadro variado de concepções sobre o público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arthur Autran, Universidade Federal de São Carlos

Professor do Departamento de Artes e Comunicação da Universidade Federal de São Carlos

Referências

AMAZONENSE, Francisco. Retorno à velha questão. In: Notícias de Hoje, São Paulo, 1955.

BERNARDET, Jean-Claude. Trajetória crítica. São Paulo: Polis, 1978.

CIVELLI, Mario. Experiências pessoais sobre o cinema nacional. In: A Cena Muda, Rio de Janeiro, n. 21, 22 maio 1952.

DAHL, Gustavo. Cinema Novo e seu público. In: Revista Civilização Brasileira, Rio de Janeiro, v. I, n. 11-12, dez. 1966/mar. 1967.

DAHL, Gustavo. Cinema Novo em dois planos – Comunicação. In: Guanabara em Revista, Rio de Janeiro, n. 10, set. 1967.

DAHL, Gustavo. Mercado é cultura. In: Cultura, Brasília, v. VI, n. 24, jan. mar. 1977.

GONZAGA, Adhemar. Filmagem brasileira. In: Para Todos, Rio de Janeiro, v. VIII, n. 371, 23 jan. 1926.

HIRSZMAN, Leon; AVELLAR, José Carlos; VIANY, Alex. Cinema. In: Ciclo de debates no Teatro Casa Grande, Rio de Janeiro: Inúbia, 1976. p. 12-38.

LIMA, Pedro. O cinema no Brasil. In: Selecta, Rio de Janeiro, v. X, n. 34, 23 ago. 1924.

NEVES, David. Cinema Novo no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1966.

SALLES, Francisco Luiz de Almeida; DEHEINZELIN, Jacques. Indústria cinematográfica brasileira. In: Anhembi, São Paulo, v. XXI, n. 61, dez. 1955.

SANTOS, Nelson Pereira dos. Manifesto por um cinema popular. Depoimento a Marcelo Beraba. Rio de Janeiro: Federação dos Cineclubes do Rio de Janeiro / Cineclube Macunaíma / Cineclube Glauber, 1975.

SIMIS, Anita. Estado e cinema no Brasil. São Paulo: Annablume/Fapesp, 1996.

TAMBELLINI, Flávio. Cinema nacional e preço. In: Diário da Noite, São Paulo, 27 maio 1955.

Downloads

Publicado

2008-11-20

Como Citar

Autran, A. (2008). As concepções de público no pensamento industrial cinematográfico. Revista FAMECOS, 15(36), 84–90. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2008.36.4419

Edição

Seção

Menções de Destaque – Compós 2008