O apelo realista

Autores

  • Ilana Feldman Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2008.36.4416

Palavras-chave:

Apelo realista, efeito de real, biopolítica

Resumo

No bojo do capitalismo pós-industrial, as estratégias do audiovisual contemporâneo têm, progressivamente, investido na construção e intensificação de efeitos de real cada vez mais pregnantes, como indica a proliferação de vídeos-flagrantes, reality shows, imagens amadoras e acontecimentos não-ficcionais incorporados pela teledramaturgia, dentre tantas manifestações cinematográficas. Essas operações narrativas, junto às dinâmicas do capital, têm deslocado a vida cotidiana e a experiência estética para o centro de seus investimentos, apelando constantemente à “realidade” e a uma experiência de impactante “autenticidade”.

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Biografia do Autor

Ilana Feldman, Universidade de São Paulo

Doutoranda da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo

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Publicado

2008-11-20

Como Citar

Feldman, I. (2008). O apelo realista. Revista FAMECOS, 15(36), 61–68. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2008.36.4416

Edição

Seção

Menções de Destaque – Compós 2008