Contexto e Contextualização no Jornalismo
uma proposta conceitual e metodológica
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2023.1.43286Palavras-chave:
contexto, jornalismo, análise de contextoResumo
Inspiradas pela teoria da complexidade, de Edgar Morin, ensaia-se neste artigo uma definição conceitual e uma estratégia metodológica para análise de contexto no jornalismo. Partindo do pressuposto de que uma das principais atribuições do jornalismo contemporâneo é contextualizar os acontecimentos, argumenta-se que, ao cumprir essa finalidade, reafirma-se sua condição de forma específica de conhecimento social. Para cumprir esse objetivo, primeiramente faz-se uma descrição sumária do ecossistema, seguida da apresentação da concepção moriniana de conhecimento, para então delinear os conceitos de contexto e contextualização. Por fim, realiza-se um exercício empírico de análise visando identificar as operações de contextualização utilizadas em texto noticioso sobre o desenvolvimento de vacinas contra a Covid-19.
Downloads
Referências
ALSINA, Miquel Rodrigo. A construção da notícia. Petrópolis: Vozes, 2009.
ANDERSON, C. W; BELL, Emily; SHIRKY, Clay. Jornalismo pós-industrial: adaptação aos novos tempos. Revista de Jornalismo ESPM, [S. l.], n. 5, ano 2, p. 30-89, abr./maio/jun. 2013.
ANDERSON, C.W.; DOWNIE JR., Leonard; SCHUDSON, Leonard. The News media: what everyone needs to know. New York: Oxford University Press, 2016.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2002.
BAUMAN, Richard; BRIGGS, Charles L. Poética e performance como perspectivas críticas sobre a linguagem e a vida social. Ilha: Revista de Antropologia, [S. l.], v. 8, n. 1-2, p. 185-229, 2006.
BOTALLO, Ana; PINTO, Ana Estela de Sousa. Vacina de Oxford é segura e produz resposta imune, diz estudo na Lancet. Folha de S. Paulo, São Paulo, 20 jul. 2020. Disponível em: https://bit.ly/3aaVkkt. Acesso em: 25 abr. 2022.
CANAVILHAS, João. Webjornalismo: da pirâmide invertida à pirâmide deitada. In: Biblioteca On-Line de Ciências da Comunicação. [S. l.], 2006. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/_esp/autor.php?codautor=602. Acesso em: 12 nov. 2019.
CANAVILHAS, João. Jornalismo móvel e realidade aumentada: o contexto na palma da mão. Verso e Reverso, [S. l.], v. XXVII, n. 64, p. 2-8, jan./abr. 2013.
CANAVILHAS, João. Hipertextualidade: novas arquiteturas noticiosas. In: CANAVILHAS, João (org.). Webjornalismo: 7 características que marcam a diferença.Covilhã, Livros LabCom, 2014. Disponível em: http://www.labcom-ifp.ubi.pt/livro/121. Acesso em: 12 nov.2019. p. 3-24.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.
CASTELLS, Manuel. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio deJaneiro: Jorge Zahar, 2003.
CASTELLS, Manuel. O poder da comunicação. Rio deJaneiro: Paz e Terra, 2015.
CORNU, Daniel. Jornalismo e verdade: para uma ética da informação. Lisboa: Instituto Piaget, 1999.
FINK, Katherine; SCHUDSON, Michael. The rise of contextual journalism, 1950s-2000s. Journalism, [S.l.], v. 5, n. 1, p. 3-20, 2014.
FONSECA, Virginia P. S. Um conceito para jornalismo: conhecimento singular ou senso comum? R. Bibliotecon. & Comum, Porto Alegre, v. 8, p. 171-182, jan./dez. 2000.
GENRO FILHO, Adelmo. O segredo da pirâmide: para uma teoria marxista do jornalismo. Florianópolis: Insular, 2012. (Série Jornalismo a Rigor, v. 6).
HALL, Stuart et al. A produção social das notícias: os mugging nos media. In: TRAQUINA, Nelson (org.). Jornalismo: questões, teorias e “estórias”. Florianópolis: Insular, 2016. p. 309-341.
ISAACSON, Walter. Os inovadores: uma biografia da revolução digital. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.
KOVACH, Bill; ROSENSTIEL, Tom. Blur: how to know what is true in the age of information overload. New York; Berlin; London: Bloomsbury, 2010. E-book.
KOVACH, Bill; ROSENSTIEL, Tom. The elements of journalism: what newspeople should know and the public should expect. 3. ed. rev. e ampl. New York: Three Rivers Press, 2014.
KOVACH, Bill; ROSENSTIEL, Tom. The elements of journalism: what newspeople should know and the public should expect. 4. ed. rev. e ampl. New York: Crown, 2021.
LEAL, Bruno Souza; CARVALHO, Carlos Alberto de. Aproximações à instabilidade temporal do contexto. Revista Famecos: mídia, cultura e tecnologia, Porto Alegre, v. 24, n. 3, set./dez. 2017.
LEAL, Bruno Souza, SACRAMENTO, Igor; GOMES, Itania. Do contexto à contextualização: dinâmicas das historicidades dos processos comunicacionais – Apresentação do Dossiê. Revista Famecos: mídia, cultura e tecnologia, Porto Alegre, v. 24, n. 3, set./dez. 2017.
LÜCKMAN, Ana Paula; FONSECA, Virginia P. S. Contexto e contextualização no jornalismo: uma proposta conceitual. Estudos em Jornalismo e Mídia, [S. l.], v. 14, n. 2, jul./dez. 2017.
LÜCKMAN, Ana Paula. Jornalismo, conhecimento e contexto: pensamento complexo para uma atividade em transformação. Florianópolis: Insular, 2020. (Série Jornalismo a Rigor, v. 16).
MEDITSCH, Eduardo. Journalism as a way of knowledge. In: Biblioteca On-Line de Ciências da Comunicação. [S.l.], 1999. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/_esp/autor.php?codautor=71. Acesso em: 2 set. 2019.
MEDITSCH, Eduardo. Journalism as a Form of Knowledge: a qualitative approach. In: Biblioteca On-Line de Ciências da Comunicação. [S. l.], 2008. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/_esp/autor.php?codautor=71. Acesso em: 2 set. 2019.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 8. ed. São Paulo: Cortez; Brasília: Unesco, 2003.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 12. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. 5. ed. Lisboa: Instituto Piaget, 2008b.
MORIN, Edgar. Meu caminho. Entrevistas com Djénane Kareh Tager. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010a.
MORIN, Edgar. Ciência com consciência. 14. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010b.
MORIN, Edgar. Meus demônios. 5. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010c.
MORIN, Edgar. O método 3: o conhecimento do conhecimento. 5. ed. Porto Alegre: Sulina, 2015.
PARK, Robert E. News as a form of knowledge: a chapter in the sociology of knowledge. American Journal of Sociology, [S. l.], v. 45, n. 5, p. 669-686, mar. 1940. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/2770043. Acesso em: 26 nov. 2018.
SCHUDSON, Michael. The power of news. Cambridge: Harvard University Press, 1995.
SPONHOLZ, Liriam. Jornalismo, conhecimento e objetividade: além do espelho e das construções. Florianópolis: Insular, 2009.
TRAQUINA, Nelson. Jornalismo. Lisboa: Quimera, 2002.
ZAMITH SILVA, Fernando António Dias. A contextualização no ciberjornalismo. 2011. 293 f. Tese (Doutorado em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais) – Universidade do Porto, Porto, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista FAMECOS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.