A Toxicologia Afetiva das Mídias Sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2023.1.42648

Palavras-chave:

toxicidade, rede, afeto

Resumo

A toxicidade atribuída às mídias sociais indica problemas sistêmicos mais profundos do que aqueles geralmente designados como seus males tóxicos. Embora as aflições resultantes do consumo das mídias sociais constituam graves problemas sociais por si só, elas aludem a uma disfuncionalidade que precede e transcende os problemas individuais. Os efeitos nocivos indicam simultaneamente as mídias sociais como fatores causais e resultados autoperpetuantes, criando as condições de obrigação recíproca e a dependência do “Curtir!” que juntos funcionam como o motor por trás da compulsão de repetir. As plataformas buscam maximizar o tempo de tela é trabalho produtivo não remunerado que contribui para o capital da plataforma e para seus lucros. Examinamos a dinâmica da toxicidade das mídias sociais como uma aflição afetiva usando o conceito de afeto do Spinoza na Ética (1677) e as ideias de obrigação recíproca de Marcel Mauss no Ensaio sobre a dádiva (1925) como uma filosofia prática que lança luz sobre o maquinismo subjacente das plataformas sociais digitais e a criação de valor como espaço-tempo das redes sociais por meio do cultivo do narcisismo. Não pretende ser a explicação “final” do fenômeno, mas busca produzir uma imagem alternativa, suplementar — embora incompleta — do uso das mídias sociais.

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Biografia do Autor

Felix Rebolledo Palazuelos, Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Curitiba, PR, Brasil.

PhD in Social and Institutional Psychology from the Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brazil; postdoc in Communication Studies at the Federal University of Santa Maria (UFSM), RS, Brazil. Interdisciplinary Master in Fine Arts and Bachelor in Fine Arts with Specialization in Cinema Production from Concordia University, Montreal, Canada. Bachelor of Science in Civil Engineering from the University of New Brunswick, Fredericton, Canada. Professor in the Cinema and Audiovisual Program at the Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Curitiba, PR, Brazil. 

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Publicado

2023-01-06

Como Citar

Palazuelos, F. R. (2023). A Toxicologia Afetiva das Mídias Sociais. Revista FAMECOS, 30(1), e42648. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2023.1.42648

Edição

Seção

Mídia e Cultura