Paulo Emilio Sales Gomes entre seus contemporâneos (1954-1960)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2022.1.41025

Palavras-chave:

Crítica de Cinema, Paulo Emilio Sales Gomes, Campo Cinematográfico Brasileiro

Resumo

Este artigo analisa a inserção de Paulo Emilio Sales Gomes no subcampo da crítica de cinema paulista por meio de seus escritos da segunda metade dos anos 1950. Para tanto, buscamos, de início, descrever a correlação de forças no campo cinematográfico. A descrição do campo nos permitiu rever a validade do esquema que divide a crítica entre “esteticistas” e “críticos-históricos”. Antes que verificar diferenças no pormenor do método de avaliação, argumentamos que a crítica na década de 1950 se dividia, sobretudo, entre sensibilidades políticas distintas. Assim, a pesquisa indica que Paulo Emilio se destaca ao trafegar entre os diferentes grupos da crítica sem aderir integralmente a quaisquer das partes. O corpus analisado neste artigo foi composto por críticas e ensaios sobre cinema publicados na imprensa na década de 1950. Mobilizamos na análise os conceitos de campo e de habitus de Pierre Bourdieu com o objetivo de indicar as condicionantes sociais que explicam, em parte, as tomadas de posição da crítica no período, bem como ferramentas da análise de discurso francesa.

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Biografia do Autor

Thiago Turibio, Colégio Pedro II (CP2), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Rio de Janeiro, RJ, Brasil; mestre em História Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), em São Gonçalo, RJ, Brasil. Professor do Colégio Pedro II (CP2), no Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

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Publicado

2022-05-02

Como Citar

Turibio, T. (2022). Paulo Emilio Sales Gomes entre seus contemporâneos (1954-1960). Revista FAMECOS, 29(1), e41025. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2022.1.41025

Edição

Seção

Cinema