Do sentido da mediação: as margens do pensamento de Jesús Martín-Barbero
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2008.35.4096Palavras-chave:
Comunicação, mediação, sentidoResumo
A obra de Jesús Martín-Barbero forneceu admiráveis aportes teóricos para a comunicação, não obstante sua análise tenha por objeto práticas culturais específicas do contexto latino-americano. Este ensaio tem por objetivo discutir o alcance de um conceito particular da sua teoria para o campo da comunicação: as mediações. Conceito que, por sua vez, só toma contornos mais claros quando associado a um segundo conceito, a princípio de menor importância para sua teoria das mediações: o sentido.Downloads
Referências
GREIMAS, A. J. e COURTÉS, J. Dicionário de Semiótica. São Paulo: Cultrix, 1979.
MARTÍN-BARBERO, J. La comunicación en las transformaciones del campo cultural. lteridades, n. 5, México, 1993.
MARTÍN-BARBERO, J. Comunicación fin de siglo. ¿Para donde vá nuestra investigación? Telos, n. 47, Madrid, 1996.
MARTÍN-BARBERO, J. Dos meios às mediações. Comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997.
MARTÍN-BARBERO, J. Los ejercicios del ver. Hegemonía audiovisual y ficción televisiva. Barcelona: Editorial Gedisa, 1999.
MARTÍN-BARBERO, J. Decontrución de la crítica: nuevos itinerarios de la investigación. In: LOPES, M.I.V. & FUENTES, R. Comunicación. Campo y objeto de estudio. Guadalajara: ITESO, 2001.
MARTÍN-BARBERO, J. Oficio de Cartógrafo. Travesías latinoamericanas de la comunicación en la cultura. México: Fondo de Cultura Económina, 2002.
OSGOOD, C. E., SUCI, G. J. & TANNENBAUM, P. H. The measurement of meaning. Urbana: University of Illinois Press, 1957.
PÊCHEUX, M. Semântica e discurso. Uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas: Unicamp, 1995.
POTTIER, B. (1992). Lingüística Geral: Teoria e Descrição. Rio de Janeiro: Presença, 1978.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.